Exótico e saboroso prato indígena neste sábado no restaurante Caxiri

Publicado em 26/06/2020 | Por Fernando Coelho Jr. | 50 Views

 Exótico e saboroso prato indígena neste sábado no restaurante Caxiri

 

 . O restaurante Caxiri Amazônia, em parceria com o Bahserikowi (Centro de Medicina Indígena), apresenta para os  manauaras a Quinhapira, alimento cotidiano dos povos indígenas do Alto Rio Negro. Batizado de "comida dos deuses" em oãmahrã, a Quinhapira é um caldo feito à base de água, sal e pimenta defumada. Os peixes são cozidos na Quinhapira e em algumas vezes, acrescido de tucupi como tempero.

. Com peixe ou sem peixe, a quinhapira é servida pela manhã, antes d

e ir ao roçado, ao meio dia e pela noite como jantar. Ela também é oferecida aos que visitam as comunidades indígenas, na chegada e na partida de suas viagens, como gesto de proteção e acolhimento. É um elemento central da socialidade destes povos. Pode ser acompanhado de bijú de macaxeira, mas aqui na versão do Caxiri Amazônia, virá com o bijú da goma da mandioca. 

. Inédito no menu do Caxiri Amazônia, esta é a primeira receita original indígena servida e preparada pelos próprios indígenas: na cozinha da casa, a chef Débora Shornik recebe as cozinheiras Tukano e Sateré-Mawe, da etnia Tukano, do Alto Rio Negro. 

. Disponível no menu a la carte exclusivamente aos sábados, este prato rionegrense pode ser apreciado no restaurante, retirado “para viagem”, ou entregue pelo iFood – em charmosa embalagem feita de folhas de bananeira, e o caldo cuidadosamente mantido em um pote de vidro. O Caxiri Amazônia voltou a abrir seu salão no dia 20/06, sob as determinações municipais de higiene e segurança, diante do contexto da Covid-19. De 34 mesas, agora o Caxiri Amazônia trabalha com 17 mesas, respeitando 2 metros de distanciamento.

 

 

Neste sábado, 27/06, a Quinhapira leva o peixe matrinxã.
Na versão vegetariana também, leva cará.
Preço: R$ 25 (Toda a renda da venda da Quinhapira produzida no Caxiri Amazônia será revertida para o Bahserikowi.)
 

. Vale conferir este prato exótico nessa iniciativa muito especial envolvendo filantropia. Aplausos para a chef Débora Shornik e a exímia equipe Caxiri, a pérola gastronômica do Centro Histórico de Manaus!

Deixe seu comentário

Pesquisa
Mais vistos
Festa surpresa!

Notas

Data: 18/11/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

Festa surpresa!

Clicks do dia

Clicks do dia

Data: 18/10/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

Clicks do dia

O Copa ferveu!

Notas

Data: 15/11/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

O Copa ferveu!

Get together

Notas

Data: 21/05/2019 Por: Fernando Coelho Jr.

Get together

Topo