ACA: ENTIDADE MAIS ANTIGA DO AMAZONAS EMPOSSA PRESIDENTE E DIRETORIA PELA INTERNET

Publicado em 18/06/2020 | Por Fernando Coelho Jr. | 75 Views

 O empresário Jorge Lima

. Nesta quinta-feira, 18/6, a Associação Comercial do Amazonas completa 149 anos de fundação. Ela é a primeira Entidade do Estado e também a mais antiga em pleno funcionamento. A tradicional cerimônia que está mantida e, para seguir as recomendações das autoridades não terá aglomeração de pessoas e nem será em um espaço físico. A presença dos convidados se dará através do aplicativo Zoom.

 . Esta solenidade ganha ainda mais importância por marcar o início de uma nova gestão na Entidade. Tomarão posse o Empresário do ramo da construção civil Jorge Lima como presidente e a nova diretoria. Todos foram aclamados recentemente em cerimônia inédita, também virtual, devido a pandemia do novo coronavírus. O presidente da assembleia geral destaca que o rito será seguido: “Estamos preparando tudo para que seja um grande momento para a nossa Entidade. Seguiremos um cerimonial tradicional, inclusive com a formação da mesa virtual e execução do hino nacional. Convidamos as autoridades e recebemos uma boa resposta, queremos que este momento marque a ACA e sirva de exemplo de adesão tecnológica e respeito ao período que estamos vivendo”, disse Ismael Bicharra. 

 . A única mudança será a ausência da entrega da Medalha do Mérito Empresarial J. G. Araújo que concede a empresários a maior outorga da Entidade. “Optamos por não escolher comerciantes esse ano, devido as circunstâncias que estamos vivendo. Acreditamos que tão breve tudo entre em sua normalidade e possamos, enfim, agraciar aqueles que se destacaram”, explicou Ataliba Filho que deixa o cargo de Presidente após cumprir dois mandatos consecutivos. “Eu tive uma gestão diferente, pois quatro anos atrás, quando assumi o primeiro mandato passávamos por uma crise econômica muito severa e agora, quando estou saindo vivenciamos uma outra crise, desta vez mundial e de saúde pública. Saio com o sentimento de dever cumprido, de ter buscado promover a sustentabilidade na Entidade, sempre preservando os laços institucionais adquiridos ao longo dos anos e na minha gestão, o bom relacionamento mantido com as representações da sociedade civil organizada. Faço votos de que a nova diretoria tenha muito sucesso. Eu continuarei contribuindo no que for preciso e possível”, destacou Ataliba que após a cerimônia passará a ocupar o cargo máximo na Assembleia Geral da ACA.

 . O novo presidente que assumirá para mandato biênio 2020-2022 é associado há muitos anos da Entidade e membro ativo da diretoria na atual gestão. Jorge Lima já disse que a palavra união vai nortear a gestão:  “Tenham a certeza de que, como profissional da área da engenharia, especialista em demolições, não medirei esforços para demolir qualquer que seja a dificuldade que ainda possa existir para que possamos avançar na construção de um novo tempo na ACA. Assumimos com esse compromisso, de trabalharmos incansavelmente para que a união prevaleça, o diálogo sempre se consolide porque assim, as conquistas vão surgir como resultado quase que instantâneo de nossa dedicação”, argumentou Lima.

 . A posse do novo presidente e dos membros da diretoria, conselho fiscal e assembleia geral será a partir das 19h desta quinta-feira, 18, em reunião virtual por intermédio do Aplicativo Zoom, disponível em: https://zoom.us/j/94164188665?pwd=NXVLUGh2MlpYT3M4cSthYzE5N0g2dz09  ID da reunião: 941 6418 8665 Senha: 606932 .

. Todo o encontro será gravado e fará parte do acervo histórico da Entidade.

 

 

EM DESTAQUE

. A ACA é uma Entidade Centenária criada pelo comerciante José Coelho de Miranda Leão em 18 de junho de 1871. A Associação Comercial do Amazonas teve como principal objetivo desde a sua fundação defender os interesses da classe comercial e mantém suas raízes firmes nesse propósito. Ela é reconhecida como um órgão de utilidade pública e consultivo pelos governos municipal, estadual e federal. A ACA reúne associados que são empresários preocupados com o desenvolvimento da classe e da expansão do comércio. Já passaram pela presidência da Entidade personalidades como Emílio Moreira, Miranda Leão e Guilherme Moreira que são reconhecidos na atualidade por darem nome a algumas das principais ruas do centro de Manaus. José Coelho de Miranda Leão, João José de Freitas Guimarães e Guilherme Moreira foram os presidentes de 1871 a 1880 iniciando a longa e fulgurante caminhada de sucesso e de realizações desta augusta Instituição.

 

 

 

Deixe seu comentário

Pesquisa
Mais vistos
Festa surpresa!

Notas

Data: 18/11/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

Festa surpresa!

Clicks do dia

Clicks do dia

Data: 18/10/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

Clicks do dia

O Copa ferveu!

Notas

Data: 15/11/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

O Copa ferveu!

Get together

Notas

Data: 21/05/2019 Por: Fernando Coelho Jr.

Get together

Topo