Embaixador dos EUA destaca ações da Prefeitura de Manaus no combate à Covid-19

Publicado em 28/05/2020 | Por Fernando Coelho Jr. | 86 Views


. O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, elogiou as ações da Prefeitura de Manaus e a atuação dos profissionais de saúde do município no enfrentamento ao novo coronavírus. O reconhecimento aconteceu durante uma cerimônia virtual, promovida pela Embaixada dos EUA, na tarde de quarta-feira, 27/5, para comemorar a doação de equipamentos de proteção individual (EPI) à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e à Casa Militar do município.

 . “A administração de Manaus está fazendo um grande esforço para combater esse inimigo invisível, que tem causado a morte de tantas pessoas pelo mundo. Um trabalho que envolve a todos da prefeitura, principalmente os profissionais de saúde, que estão na linha de frente dessa ‘guerra’, arriscando a própria vida, para proteger a população da cidade. É uma honra para nós, podermos contribuir de alguma forma”, destacou o embaixador.

 . O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disse que a campanha internacional “SOS Amazônia”, lançada por ele e que ganhou força com o engajamento da ativista ambiental Greta Thunberg, foi fundamental para atrair a atenção de países mais ricos sobre as necessidades da região.

 . “Sou muito grato pela ajuda, por toda e qualquer auxílio que nos possibilite ampliar nossas ações e salvar vidas. Manaus saiu do pico, mas o cenário ainda é preocupante quanto a um novo surto de contágio entre a população e uma nova onda de casos. Além disso, o avanço do vírus tem se dado de forma rápida no interior, onde a capacidade de defesa é ainda menor que a de Manaus”, disse Virgílio.

 . A doação de suprimentos incluiu luvas, máscaras N-95, aventais, batas e outros equipamentos de proteção individual, como contribuição do governo dos EUA, destinada a reduzir os efeitos da pandemia da Covid-19 no Brasil e na região amazônica.  O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, e o subsecretário da Casa Militar da Prefeitura de Manaus, Thiago Balbi, participaram do encontro virtual, representando a prefeitura.

 . Na ocasião, Marcelo Magaldi fez um resumo das principais ações coordenadas pelo prefeito Arthur Neto, para conter o avanço do novo vírus em Manaus. Segundo ele, é possível observar uma melhora no quadro geral de infectados e de óbitos na cidade, mas isso não significa que a batalha esteja vencida. “Muito nos preocupa a possibilidade de uma segunda onda de contaminados, a partir da retomada das atividades não essenciais. A história nos dá como exemplo a gripe espanhola, que dizimou milhões de pessoas em todo o mundo e teve, em sua segunda onda, a mais contagiosa, provocando os maiores índices de mortalidade”, lembrou Magaldi. “Precisamos manter a vigilância e não baixar a guarda. Embora nossa rede esteja melhor preparada e nossos profissionais mais experientes no trato com essa doença, não podemos correr riscos”, finalizou. 

 . O secretário agradeceu a colaboração da Embaixada dos EUA no Brasil, principalmente em razão das dificuldades que o município enfrenta, não só em termos de logística, em razão da localização da cidade, em meio à Floresta Amazônica, mas também pela falta de material nos fornecedores, por conta da grande demanda.    

 

Foto – Márcio James

Deixe seu comentário

Pesquisa
Mais vistos
Festa surpresa!

Notas

Data: 18/11/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

Festa surpresa!

Clicks do dia

Clicks do dia

Data: 18/10/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

Clicks do dia

O Copa ferveu!

Notas

Data: 15/11/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

O Copa ferveu!

Get together

Notas

Data: 21/05/2019 Por: Fernando Coelho Jr.

Get together

Topo