Início da temporada de pesca esportiva consolida RDS do Uatumã como destino para turismo sustentável            

 

Início da temporada de pesca esportiva consolida RDS do Uatumã como destino para turismo sustentável             

. A temporada de pesca esportiva inicia nesta quinta-feira (15/08) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, localizada a 227 quilômetros de Manaus. A atividade segue até o dia 15 de dezembro e é considerada um dos maiores atrativos turísticos da unidade de conservação, que possui grande estoque pesqueiro de tucunarés, uma das espécies mais cobiçadas por pescadores esportivos.

 

. A RDS do Uatumã é uma das 42 Unidades de Conservação (UC) gerenciadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A pesca esportiva na região acontece no segundo semestre do ano, sendo oferecida pelas próprias comunidades que atuam como protagonistas desta atividade.

 

. A unidade de conservação encanta por suas belezas naturais e diversidade turística, como trilhas, cachoeiras e visita a projetos sustentáveis na comunidade. Somente em 2018, a RDS do Uatumã recebeu 1.400 visitantes.

 

 . De acordo com as regras da UC, os visitantes que buscam o turismo de pesca precisam também pagar taxas de turismo à Associação Agroextrativista das Comunidades do Rio Uatumã (AACRDSU), que gerencia o turismo na UC. Os valores variam de R$ 25 a R$ 50. É obrigatório também que todo barco-hotel tenha a presença de pelo menos um monitor, morador da reserva, para as atividades de pesca esportiva.

 

. Toda a verba arrecadada pela Associação Mãe da reserva é revertida para as comunidades, o que possibilita o aumento de renda por meio de atividades de base sustentável, além de servir para o monitoramento do turismo pelos próprios moradores.

 

Conteúdo

Categorias