Máscaras caseiras para artistas em situação de vulnerabilidade

Publicado em 18/04/2020 | Por Fernando Coelho Jr. | 110 Views

. Visando a luta contra a propagação do novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, iniciou a produção de máscaras caseiras, indicada pelo Ministério da Saúde como mais uma medida preventiva à Covid-19. Os acessórios serão destinados aos trabalhadores da cadeia produtiva da cultura e economia criativa que estão em situação de vulnerabilidade.

. A entrega da primeira remessa de máscaras aconteceu na sexta-feira (17/04), no Salão Solimões (anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro), junto com 140 cestas básicas adquiridas com a contribuição das empresas Braga Veículos, Dantas Transportes e Bemol. Para evitar aglomerações, a secretaria dividiu os horários de entrega para cada classe artística.    

. Nesse primeiro momento foram produzidas mais de 800 máscaras em TNT, por Auxiliadora Mendes Nunes, costureira da Central Técnica de Produção (CTP), setor administrado pela Secretaria, que está trabalhando em casa, seguindo a orientação da OMS de manter o distanciamento social.

 

Mapeamento – Para identificar o perfil e a situação dos artistas, produtores culturais, técnicos e demais profissionais que compõem a cadeia produtiva da cultura e economia criativa no Amazonas diante das medidas de enfrentamento e combate ao novo coronavírus, a Secretaria iniciou um mapeamento que vai nortear as ações emergenciais durante o período da pandemia.

 

. Para participar do mapeamento, basta responder a um formulário disponível no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e preencher o cadastro com dados socioeconômicos, além de específicos, como segmento que faz parte, frequência que realiza as atividades e tempo de atuação na área.

 

Parcerias - O Estado tem contado com a mobilização de empresas do setor privado e voluntários individuais, que estão ajudando no combate à doença com doações de materiais e serviços. Os itens arrecadados incluem produtos de limpeza e higiene, colchões, roupas, alimentos e eletroeletrônicos.

. Entre os pontos de coleta de doações estão o Teatro Amazonas; a sede da Seas, localizada na avenida Darcy Vargas, 77, Chapada; e o núcleo da Pessoa com Deficiência da Sejusc, na rua Salvador, 456, Adrianópolis. As entregas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no sistema de drive-thru (retirada das doações sem que seja preciso sair do carro) para minimizar o contato com os doadores.

 

Canal de Atendimento - A classe artística também tem disponíveis serviços como informações sobre medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus; esclarecimentos sobre o edital “Fica Na Rede, Maninho”, cadastro no mapeamento dos artistas e encaminhamentos para profissionais como assistentes sociais, psicólogos e programas sociais.

 

A linha direta com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa funciona diariamente, das 8h às 20h, por meio dos telefones (92) 3232-5555 e 99177-6442 (WhatsApp), e do e-mail atendimento@cultura.am.gov.br.

 

 

FOTOS: Divulgação

 

 

 

Deixe seu comentário

Pesquisa
Mais vistos
Festa surpresa!

Notas

Data: 18/11/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

Festa surpresa!

Clicks do dia

Clicks do dia

Data: 18/10/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

Clicks do dia

O Copa ferveu!

Notas

Data: 15/11/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

O Copa ferveu!

Get together

Notas

Data: 21/05/2019 Por: Fernando Coelho Jr.

Get together

Topo