Prefeitura de Manaus apoia entidades LGBTQI+ durante pandemia com ações sociais e de saúde

Publicado em 28/06/2020 | Por Fernando Coelho Jr. | 72 Views

Prefeitura de Manaus apoia entidades LGBTQI+ durante pandemia com ações sociais e de saúde

 

 . Neste domingo, 28 de junho, é o Dia do Orgulho LGBTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer e Intersex) e a Prefeitura de Manaus está dando um ótimo exemplo, tem  investido em várias ações de assistência social, prevenção e de saúde para esse público, principalmente nesse cenário de pandemia pela Covid-19.

 . Em uma parceria entre o Fundo Manaus Solidária e a (Semasc) foram identificadas nove instituições que trabalham com a causa no município e foram garantidos direitos básicos a essa população, que frequenta espaços e acolhimentos por questões de violência, preconceito ou por serem refugiados de outros países.

 . Uma dessas medidas adotadas, especialmente durante a pandemia, foi a doação de vales-alimentação Avancard, no valor de R$ 50, às pessoas desses grupos sociais. A iniciativa partiu da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que é sensível a todos nesse momento difícil, sobretudo, com os que estão à margem, em uma sociedade muitas vezes preconceituosa. 

 . “Fomos procurados por vários grupos sociais que estão em dificuldade nesse momento de pandemia, entre eles grupos LGBT. São relatos de vida que nos tocam, que nos fazem pensar que a sociedade é, muitas vezes, cruel com aquilo que considera diferente de si e quando há um momento adverso como esse, esses grupos sofrem ainda mais. Me sensibilizei por reconhecer isso e, felizmente, a Prefeitura, por meio do Fundo Manaus Solidária e da Semasc, conseguiu ajudar a uma parcela do público LGBT”, disse Valeiko.

 . “Quero agradecer a presidente do Fundo Manaus Solidária, que reconheceu a necessidade de atender o público LGBTQI+ e viabilizou meios para garantir direitos básicos a essa população. Outro ponto importante é o resgate da gerência de Promoção e Defesa dos Direitos, relativos à Livre orientação sexual”, disse a diretora do Departamento de Direitos Humanos (DDH) da Semasc, Vera Queiroz.

 . Uma das intuições agraciadas foi o projeto Casa Miga, que é o primeiro acolhimento da região Norte destinado ao público LGBT+, além do primeiro a ter entre os acolhidos refugiados e imigrantes de outras nacionalidades. O abrigo foi um dos contemplados com o repasse de itens de gênero alimentício e entrega de máscaras de pano durante o pico do novo coronavírus.

 . De acordo com o presidente da Associação Manifesta LGBT+, Gabriel Mota, responsável pela criação do projeto Casa Miga Acolhimento LGBT+, a reativação da gerência de Promoção e Defesa dos Direitos relativos à Livre orientação sexual é um ganho ao público LGBTQI+, além do apoio dado às instituições durante a pandemia. “Todas as ações voltadas a um público precisam ter um ponto de concentração e escuta. E a reativação dessa gerência será esse amparo, para receber as demandas e verificar quais delas podem ser realizadas com recursos públicos, de maneira que atinja mais pessoas”, destacou.

 

Cartões

. Por meio da campanha #ManausSolidária foi feito o levantamento das instituições que trabalham com o público LGBTQI+ e posteriormente realizadas entregas dos cartões doados pelo grupo Avancard, que estabeleceu uma parceria com o município, para facilitar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social a alimentos de primeira necessidade, em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus.

 . No total, 228 cartões, no valor de R$ 50 cada um, foram repassados às instituições: Manifesto LGBT, Acolhimento Casa Miga, Movimento Nacional e Regional das Cidadãs Posithivas (MNRCP), Associação de Desenvolvimento e Bem-Estar Social do Amazonas (Soceama), Associação Parada Orgulho LGBT, Associação Orquídeas, Clube de Mães Aparecida, Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Amazonas (Assotram), Associação Amazonense de Mulheres Independentes pela Livre Expressão Sexual (Aamiles).

 . Os vales-alimentação podem ser trocados por qualquer gênero alimentício, em estabelecimentos que aceitem cartões Avancard. Não será permitida a troca de qualquer valor do vale-alimentação por bebidas alcoólicas.

 

Denúncias

 . Criado em 2015, na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, o Disque-Direitos Humanos e o Disque-Denúncia funcionam 24 horas por dia na sede da Semasc, uma vez que o atendimento não parou durante a pandemia da Covid-19. Disponibilizado por meio da ligação direta e gratuita, o atendimento à população vítima de violações de direitos atende pelos números 0800 092 6644 e 0800 092 1407.

 . Por esses canais podem ser formalizadas denúncias sobre violação de direitos contra crianças e adolescentes, mulheres, idosos, populações ribeirinhas; pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência e população LGBTQI+.

 

Ações

 . A prefeitura dispõe de uma parceria, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com as Organizações da Sociedade Civil Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans vivendo e convivendo com HIV/Aids  - RNTTHP, ONG Orquídeas e  Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas - Assotram e Associação da Parada do Orgulho LGBT-Amazonas – APOLGBT, que atuam na promoção da saúde das pessoas LGBT e pessoas vivendo com HIV.

 . A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania mantém no espaço disponibilizado para pessoas em situação de rua, implantado no Centro de Convivência Estadual do Idoso (Ceci), bairro de Aparecida, atendimento a oito pessoas do público LGBTI. No espaço, são distribuídas refeições diariamente (almoço), além de higienização e orientação quanto às questões de saúde e prevenção a Covid-19.

 . No Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), no bairro Petrópolis, também há a presença desse público. Lá, os usuários têm acesso a café da manhã e almoço, higienização e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar.

  

Fotos - Leonardo Leão e Divulgação / Semasc

 

 

 

Deixe seu comentário

Pesquisa
Mais vistos
Festa surpresa!

Notas

Data: 18/11/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

Festa surpresa!

Clicks do dia

Clicks do dia

Data: 18/10/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

Clicks do dia

O Copa ferveu!

Notas

Data: 15/11/2018 Por: Fernando Coelho Jr.

O Copa ferveu!

Get together

Notas

Data: 21/05/2019 Por: Fernando Coelho Jr.

Get together

Topo