. Mito francês do cinema, Catherine Deneuve decidiu se desfazer da coleção de peças Yves Saint Laurent que adquiriu ao longo da vida. O acervo dos sonhos de qualquer fashionista reúne 300 itens assinados pelo estilista, que era amigo íntimo da diva francesa, e será leiloado pela Christie’s da França em janeiro, durante a semana de Alta-Costura de Paris.
. No dia 24 de janeiro a casa de leilões colocará 150 peças à venda e outras serão apresentadas online entre os dias 23 e 30 de janeiro. Parte do acervo será exposto ao público entre os dias 19 e 24 de janeiro na própria Christie’s. Tudo para garantir que a venda seja pulverizada, e não concentrada em apenas uma pessoa, um pedido da atriz. As roupas ficavam guardadas na casa de Catherine na Normandia, e foi o fato de se desfazer da casa que a levou a vender tudo.
. Em destaque estão um vestido curto com franjas e bordado de 1969, que ela usou quando conheceu Alfred Hitchcock, com valor de venda estimado entre 3 mil e 5 mil euros, e um smoking preto usado por Deneuve no evento de aniversário de 20 anos da marca, em 1982, avaliado entre 1 mil e 1,5 mil euros.