sexta-feira, abril 12, 2024

‘Vidas Indígenas Importam’: projeto completa um ano de luta, esforço e inspiração

Após um ano, o projeto Vidas Indígenas Importam, idealizado pela cantora amazonense Márcia Novo para ajudar povos aldeados ou urbanizados que sofrem com as consequências da pandemia do coronavírus, já beneficiou mais de mil e quinhentas famílias indígenas no Amazonas.

“O projeto começou em março do ano passado, era um vaquinha informal que não tinha nem nome e depois de um mês surgiu o nome, daí começamos as campanhas nas redes sociais e arrecadar fundos. Hoje temos como parceiros a Fundação Amazonas Sustentável e através deles a gente recebe todas as doações, realizadas no site”, declarou Márcia Novo em um bate-papo exclusivo com o site Conteúdo AM.

“O projeto foi idealizado por mim, mas nasceu de maneira espontânea, pois eu ajudava de forma pontual a aldeia Inhãa-bé no tarumã e vi que não podia mais parar, pois muitas aldeias precisam, inclusive os povos indígenas que vivem em contexto urbano”, completou a artísta.

Atualmente o projeto recebe as doações através do seu próprio site, criado após o grande reconhecimento gerado pela causa social, que realizou arrecadações e distribuições  de cestas básicas, kits de higienes, máscaras descartáveis, entre outros materiais durante toda a pandemia para comunidades indígenas.

“As máscaras arrecadadas pelo projeto, no início, foram as primeiras máscaras que chegaram no Parque das Tribos, no início da pandemia, quando a gente não sabia o rumo que isso tudo iria tomar. Eu fico muito feliz em fazer parte dessa corrente do bem, essa rede de apoio, que é feito de muitas mãos”, disse Márcia.

O projeto Vidas Indígenas Importam está  inaugurando no final deste mês o barracão da Aldeia Ambé, uma maloca, que será um grande centro cultural, revitalizado, para que o povo daquela comunidade possa expor suas artes, suas culturas e muito mais. Esse será um dos primeiros projetos físicos e estrutural realizado pela ação.

“É um momento de se reeducar, hoje não é o dia do índio, é o dia da resistência indígena, os povos estão resistindo a muito tempo nesse sistema que vivemos. Eles estão resistindo no meio de tudo isso”, finalizou Márcia afirmando se sentir muito honrada em fazer parte desse projeto.

 

Foto: Bruno Kelly / Reprodução

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias