. Imagine começar o dia com mais harmonia e em festa. Essa é a proposta da WAKE, experimento social que desafia as pessoas a reinventarem suas rotinas em uma celebração matinal com yoga, dança, meditação e gastronomia saudável. A festa já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Uberlândia, Porto Alegre, Cidade do México, Tulum, e chega à capital amazonense no dia 28, como parte da programação da Virada Sustentável Manaus, com curadoria da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Kuma Yoga.
. O Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), foi o cenário escolhido para o evento. Diferente das festas tradicionais, que adentram a madrugada, a WAKE, do inglês ”acordar” (que remete também a “awake” = despertar), acontece pela manhã, fazendo um convite para um dia mais prazeroso e com significado. “Mais que acordar cedo, a ideia é protagonizar o início de uma mudança na relação consigo mesmo, os outros e a cidade onde vive. É reinventar a lógica urbana e proporcionar um novo olhar das pessoas para seu dia a dia”, explica o curador do Circuito Zen da Virada Sustentável Manaus, Leonardo Kumagai.
. Para participar do evento, é necessário apenas a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será entregue a refugiados venezuelanos, através do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
. A programação da WAKE começa às 8h com a cerimônia de abertura, seguida de uma prática de yoga. A partir das 8h45, a DJ Yara Lopes fará uma apresentação com mantras e dança. Para finalizar, uma meditação reenergizará as pessoas para o restante do dia. O evento, que encerra às 10h, ainda inclui massagem, pintura facial e um café da manhã saudável.
. Além da WAKE, o Circuito Zen do festival terá yoga, meditação, terapias holísticas, medicina indígena, entre outras frentes terapêuticas, com intuito de estimular a saúde, o autoconhecimento e a cultura de paz. A programação completa está disponível no site: www.viradasustentavel.org.br/manaus.