. A Prefeitura de Manaus reuniu na tarde da última terça-feira, 23/7, chefs de cozinha, representantes de restaurantes e food trucks, para apresentação e tira-dúvidas do edital de chamamento público, que selecionará os participantes da feira gastronômica do Festival Passo a Paço 2019, que acontecerá nos dias 5, 6, 7 e 8 de setembro, no Centro Histórico de Manaus. A reunião ocorreu na sede da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
. O encontro, que também foi transmitido pelo Facebook e Instagram da Manauscult, foi conduzido pelo diretor-presidente da fundação, Bernardo Monteiro de Paula. Na ocasião, tanto chefs que participaram de edições passadas como iniciantes estiveram presentes.
. Um dos presentes na reunião, o chef e proprietário do restaurante Shin Suzuran, Hiroya Takani, enfatizou que participa das edições do Passo a Paço desde o início comercializando comida japonesa.
. “Sempre gostei de trabalhar como cozinheiro em restaurante, mas na rua é uma experiência muito prazerosa porque ficamos mais à vontade e conhecemos muitas pessoas diferentes aqui da cidade. A minha especialidade é comida japonesa, mas eu sempre levo algo regionalizado para o Passo a Paço”, contou.
. Outra veterana, Selma Reis, do Zefinha Bistrô, leva a culinária amazônica para a sua barraca. Segundo ela, tacacá, pirarucu de casaca, além do pastelzinho de pato no tucupi são os mais pedidos durante o Passo a Paço.
. “Estou desde o projeto piloto e me considero quase uma ‘madrinha’. Acho a proposta importante para nossa cidade e foi algo que contou com meu incentivo. Cada edição, melhora mais”, complementou.
. Pela primeira vez tentando uma vaga na feira, a comerciante Sulamita Lopes, conhecida como “Sula do Churros”, falou sobre seu trabalho, as impressões sobre o evento e o que pretende levar ao Passo a Paço, caso sua proposta seja aceita no edital.
. “Vendo churros e pipoca há mais de 20 anos. Minha família também trabalha comigo, estão dependendo do evento, fixamos nossa barraca e vendemos outras comidas como esfirra, cachorro-quente e milho, além do churros e pipoca. O festival Passo a Paço é bem organizado, com total segurança e é por isso que faço questão de participar”, enfatiza.