segunda-feira, setembro 1, 2025

Aplicativo “VR Química” vence 20ª Feira de Projetos de Química, em João Pessoa

Aplicativo “VR Química” vence 20ª Feira de Projetos de Química, em João Pessoa   

. Os estudantes amazonenses Suelen Silva, Fernanda Pereira e Daniel Santos, da Escola Estadual Ernesto Pinto Filho, venceram, no sábado (09/11), a 20ª Feira de Projetos de Química, em João Pessoa, Paraíba.

 

. Concorrendo com outras oito equipes, os alunos desbancaram instituições particulares e institutos federais, trazendo para o Amazonas o primeiro lugar.

 

. O projeto “Utilização da Realidade Aumentada (RA) como ferramenta facilitadora para o ensino de substâncias orgânicas”, desenvolvido pela equipe, tem como objetivo apresentar e explicar as funções orgânicas, moléculas e nomenclatura de forma lúdica e interativa. Para isso, os três alunos desenvolveram o aplicativo “VR Química”, por meio do qual é possível visualizar as moléculas em 3D.

 

 

. O projeto foi realizado com alunos do Ensino Médio, auxiliados por dois acadêmicos universitários – um de Ciências da Computação e outro de Engenharia Elétrica –, que colaboraram com o aporte teórico sobre a utilização do Blender e do Unity (ferramentas de Realidade Aumentada), em parceria com o professor de Química da escola estadual.

 

. A professora orientadora Ana Caroline Duarte falou da importância dessa premiação para os estudantes e para a escola: “É gratificante ver a transformação desses alunos e poder contribuir com todo este processo. Esse projeto não só trouxe essa conquista na Olimpíada, como, também mudou o olhar desses estudantes. Eles foram marcados pelo que o estudo pode trazer, quebrando todas as barreiras quando se fala em trabalhar com este tipo de iniciativa”.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias