. Os estudantes amazonenses Suelen Silva, Fernanda Pereira e Daniel Santos, da Escola Estadual Ernesto Pinto Filho, venceram, no sábado (09/11), a 20ª Feira de Projetos de Química, em João Pessoa, Paraíba.
. Concorrendo com outras oito equipes, os alunos desbancaram instituições particulares e institutos federais, trazendo para o Amazonas o primeiro lugar.
. O projeto “Utilização da Realidade Aumentada (RA) como ferramenta facilitadora para o ensino de substâncias orgânicas”, desenvolvido pela equipe, tem como objetivo apresentar e explicar as funções orgânicas, moléculas e nomenclatura de forma lúdica e interativa. Para isso, os três alunos desenvolveram o aplicativo “VR Química”, por meio do qual é possível visualizar as moléculas em 3D.
. O projeto foi realizado com alunos do Ensino Médio, auxiliados por dois acadêmicos universitários – um de Ciências da Computação e outro de Engenharia Elétrica –, que colaboraram com o aporte teórico sobre a utilização do Blender e do Unity (ferramentas de Realidade Aumentada), em parceria com o professor de Química da escola estadual.
. A professora orientadora Ana Caroline Duarte falou da importância dessa premiação para os estudantes e para a escola: “É gratificante ver a transformação desses alunos e poder contribuir com todo este processo. Esse projeto não só trouxe essa conquista na Olimpíada, como, também mudou o olhar desses estudantes. Eles foram marcados pelo que o estudo pode trazer, quebrando todas as barreiras quando se fala em trabalhar com este tipo de iniciativa”.