. Cerca de 50 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, tiraram a manhã do sábado (7) para ajudar na limpeza do Lago da Tarumã. Foram duas toneladas de lixo retirados do local. A iniciativa faz parte do projeto Grito d’Água, que visa chamar a atenção sobre a poluição dos igarapés de Manaus. A ação conta com o apoio da Distribuidora Atem e é promovida pela PontoComm – Comunicação e Marketing e Flutuante Abaré SUP. Ao longo de dez edições, o evento já retirou mais de 40 toneladas de resíduos sólidos do rio.
. Durante a ação, voluntários utilizaram pranchas de Stand Up Paddle (SUP), caiaques e lanchas de apoio para auxiliar no recolhimento do lixo.
. “Muitas vezes queremos fazer algo pelo meio ambiente e não sabemos por onde começar, então, foi através da divulgação do Grito D’Água na Atem, que fiquei sabendo da iniciativa e aproveitei para vir conhecer e ainda trouxe meu filho. É importante educar desde criança para que cresça consciente”, comenta uma colaboradora da Atem.
. Já a analista comercial da Atem, Juliana Santos, revela que foi a experiência na edição anterior que a motivou em participar novamente como voluntária do projeto. “Adorei ajudar e fazer parte desse movimento em prol dos nossos rios. Se todo mundo fizer um pouquinho, sem dúvida, teremos um mundo melhor”, disse.
. Segundo o jornalista e um dos coordenadores da ação, Agnaldo Oliveira Junior, o Grito d’Água surgiu da necessidade de preservação dos mananciais aquáticos amazônicos e as reservas que ainda existem na região.
. “A cheia e a vazante dos rios amazônicos sempre trazem à tona toneladas de lixo, deixadas nos igarapés próximos de Manaus, por isso, buscamos a cada edição unir esforços para motivar a população a participar e contribuir para termos um futuro melhor para nossos filhos e netos”, destacou o coordenador.