. Instituído em 1993 para ser um órgão fiscalizador do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Amazonas, o Conselho Estadual de Saúde (CES) completou no mês de maio, 27 anos de existência.
. Para marcar a data, uma carta em homenagem ao colegiado foi lida durante a reunião extraordinária do CES na quinta-feira (28/05).
. Exaltando o trabalho positivo do conselho ao longo de quase três décadas, a carta também reforçou os desafios enfrentados nos últimos anos e principalmente a importância do comprometimento com a saúde pública nesse período de isolamento social.
. O texto parabeniza os membros do conselho que seguem na missão de oferecer um serviço com comprometimento e qualidade à população.
Reunião extraordinária – A secretária de Saúde, Simone Papaiz, presente no evento, reforçou a necessidade de união entre Estado e sociedade para o enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus e para o fortalecimento e melhoria do sistema de saúde do Amazonas.
. Também foi discutida a sugestão feita pela secretária sobre a criação de uma comissão especial para que sejam acompanhadas as ações da Susam voltadas para o combate à Covid-19. Na reunião, foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho que vai definir as diretrizes da comissão, ficando a aprovação para a próxima sessão do CES.
O conselho – O CES-AM é um colegiado cuja finalidade e objetivos básicos é o estabelecimento, o acompanhamento, o controle e a avaliação da política estadual de saúde.
. O conselho é composto por membros da Susam, prestadores de serviço, trabalhadores, como sindicatos e entidades de classe, além de associações e movimentos sociais, religiosos, indígenas e outros como representantes dos usuários.