A partir desta sexta-feira (23), o Instituto Lixo Zero (ILZB) realiza nacionalmente a Semana Lixo Zero. A iniciativa tem como objetivo promover a reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pelo descarte de resíduos. Nesse ano, o tema da semana é Lixo Zero Inspira Minha Cidade.
Em Manaus, a programação segue até dia 31 e conta com exposição, coleta seletiva, eventos on-line, ações promocionais, mutirão de limpeza, visita técnica, palestra e desfile de moda.
“A Semana Lixo Zero foi instituída no calendário oficial do município, através da Lei n° 2111/2016, e acontecerá pela primeira vez em Manaus, no período de 23 a 31 deste mês. O evento consiste em uma grande programação elaborada em parceria com empresas, Organizações Não-Governamentais (Ongs), pessoas físicas e ligadas a iniciativas sustentáveis e empreendedores sociais”, explica o embaixador do ILZB em Manaus, biólogo Daniel Santos.
Durante a programação, o Instituto Lixo Zero também irá apresentar o site/aplicativo para compartilhar com a população em geral informações relacionadas ao manuseio dos resíduos, endereços das associações e cooperativas de materiais recicláveis, locais dos pontos de entrega voluntária (PEVs), dicas de boa práticas sustentáveis e a programação da Semana Lixo Zero Manaus.
“Tudo foi pensado para que a população tenha à disposição em um único local as principais novidades sobre o tema. Quanto mais as pessoas tiverem acesso a informações, maior será a contribuição da sociedade para uma mudança de hábito do que diz respeito à destinação correta dos resíduos produzidos”, destacou o embaixador. Para conferir o site/aplicativo acesse o link https://bit.ly/3ohdOGM.
Semana Lixo Zero
O evento inicia com a Eco Cooperativa realizando coleta seletiva, das 8h às 11h, na Comunidade Jonathas Pedrosa, no centro da cidade. Do dia 23 ao 30, o condomínio Acqua do Parque Dez e o Condomínio Residencial Tiradentes, no Aleixo, sediam uma Semana Educacional. No Shopping Ponta Negra, até o dia 31, a artista plástica Eliana Chaves promove a exposição “Transformando Resíduos em Arte, em cores, em cura”.