O professor do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA), Brychtn Ribeiro de Vasconcelos, foi um dos três vencedores da categoria Estudante de Doutorado, do IX Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva. A premiação é ofertada pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde (IDPV), premiando os melhores ensaios acadêmicos inéditos sobre Direito Ambiental visando o desenvolvimento e o amadurecimento da pesquisa na área.
Intitulado “Reflexões sobre desmatamento e fogo na Amazônia nos anos recentes e os desafios futuros”, o ensaio de Brychtn Ribeiro tem como objetivo esboçar o cenário atual enfrentado pela Amazônia brasileira, e compreender de forma crítica o aumento do desmatamento e dos focos de incêndio.
“No percurso do acontecer histórico, ficou evidente que o descaso do poder nacional com a Amazônia brasileira, somado aos efeitos perversos do sistema capitalista, permitiu a origem e agravamento do processo de degradação ambiental na região”, disse Brychtn Ribeiro.
Sobre o Instituto
O Instituto O Direito por um Planeta Verde é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha em prol da pesquisa, aprimoramento e consolidação da legislação ambiental.
Reunindo renomados especialistas em Direito Ambiental, o Instituto participa da elaboração de leis e normais que tramitam no Congresso Nacional e no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), do qual é conselheiro. Ao realizar essas atividades, o Instituto tem como objetivo defender o meio ambiente, a biodiversidade e o direito dos povos indígenas, em especial os de áreas equatoriais.
Confira a lista de vencedores do IX Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva por meio do link: http://www.planetaverde.org/noticia/instituto/3085/vencedores-do-ix-premio-jose-bonifacio-de-andrada-e-silva?fbclid=IwAR1qHEFElS2QdvzAj3zjDKzXycPUtfFQo7Fg6nZQohCgcL2Bmk77BFYDoAg.