sábado, dezembro 28, 2024

‘Cumprimos nosso dever’, diz prefeito ao liberar trânsito na avenida Mário Ypiranga com obra concluída antes do previsto

. “Fizemos uma obra para durar. Cumprimos com o nosso dever”, resumiu o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, ao liberar o trânsito neste sábado, 5/12, o trecho da avenida Mário Ypiranga Monteiro, em frente ao Fazendário Clube, bairro Parque 10, que recebeu obra emergencial para reconstrução da rede de drenagem profunda. Os trabalhos no local foram concluídos antes do prazo previsto de 20 dias, com a via pronta para o tráfego de veículos em apenas 12 dias após o início dos serviços.

 

. “Eu havia falado 20 dias e entreguei em 12, poderia até ter entregue com 11 dias, mas ainda fizemos uma última limpeza e a obra está pronta, após um trabalho eficiente e feito com seriedade. Seria muito fácil e de mau gosto dar uma solução rápida e depois ela estouraria na mão de outro. Durante décadas não deram a Manaus a atenção que ela merece. Aqui poderia ter tido uma morte, desastre, mas saiu tudo certo. A nossa gestão deu a resposta certa e espero que, daqui para frente, isso seja uma prática dos próximos gestores”, declarou Arthur Neto.

 

. A tubulação danificada, com aproximadamente 40 anos de instalação e sem manutenção periódica, já estava passando por um trabalho de recuperação pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) desde o mês de outubro, quando foi identificada a necessidade de troca da tubulação antiga.

 

. Devido ao aumento das chuvas, a rede antiga não suportou a pressão das águas e cedeu no último dia 24/11. Por medida de segurança, pela instabilidade do terreno, o prefeito Arthur Neto determinou a completa interdição da via e o trabalho, que seria subterrâneo, passou a ser feito com a abertura da via, sendo concluído em pouco mais da metade do tempo estipulado inicialmente.

 

. Todo o material comprometido foi retirado e substituído por uma nova rede, com tubos de alumínio utilizando uma metodologia de Tunel Line, que trabalha uma canalização subterrânea, trocando cada peça, retirando a parte antiga e substituindo por uma nova. Foi retirado o enorme buraco que havia na pista, com riscos por acumular água e fiações elétricas. Antes de receber o asfalto, as máquinas da prefeitura espalharam pedra utilizada como reforço à estrutura de rolamento da pista.

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