Um grupo de seis pacientes que haviam sido transferidos para São Luís (MA) para tratamento da Covid-19, retornou a Manaus na madrugada desta segunda-feira (25/01), após a recuperação na capital maranhense. O desembarque aconteceu por volta de 1h10, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, e os pacientes foram recebidos por uma equipe do Governo do Estado, que realizou o transporte deles para seus respectivos domicílios.
Entre os recuperados estava Tabita Lopes de Souza, 49. Ela contou que foi muito bem recebida no Hospital Universitário da Universidade do Maranhão (HU-UFMA) e agradeceu por todo o empenho do Governo do Amazonas na atenção aos pacientes transferidos.
“Eu já tinha perdido a minha mãe para o vírus, e no dia em que eu estava sendo transferida, ocorria o funeral do meu pai, também vítima da Covid-19. Então, eu fui transferida para o Hospital Universitário de São Luís, e graças a Deus nós fomos recebidos por uma equipe que cuidou muito bem da gente. Tivemos todo o acompanhamento necessário, e hoje estamos aqui de volta para a nossa família e bem. Quero agradecer ao Governo do Amazonas por toda atenção, inclusive providenciando o nosso retorno. Eu sou grata a todas as pessoas que contribuíram para nossa saúde, hoje nós estamos aqui contando a nossa vitória e só tenho gratidão a todas as pessoas”, contou.
Força-tarefa
A ação de transferência de pacientes do Amazonas para outros estados faz parte de uma força-tarefa criada em parceria com o Governo Federal e tem o objetivo de melhorar o atendimento na rede estadual de saúde, inclusive em Manaus. Atualmente, mais de 200 pacientes já foram transferidos.