O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou na tarde desta quinta-feira (31/03), alterações no decreto das medidas de restrição de circulação e atividades econômicas do estado, com flexibilização nos horários. As novas mudanças entrarão em vigor na segunda-feira, 05, sendo validas por 15 dias.
A alteração do decreto amplia a circulação de pessoas para o horário de meia noite às 6h. Restaurantes e bares com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) primário, poderão funcionar de 6h até as 23h, com ocupação de 50% da capacidade total. Delivery continua autorizado 24h e drive-thrue passam a funcionar até as 23h.
Os balneários poderão funcionar de 7h às 16h, com 50% da capacidade de ocupação. Para escolas da rede privada, ficam facultados o funcionamento para o ensino médio e cursos livres. O Colégio Militar de Manaus, administrado pelo exército, está autorizado a funcionar.
As novas medidas foram definidas junto as Comitê de Enfrentamento à Covid-19, aos órgãos de controle e em comum acordo com membros da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
De acordo com Wilson Lima, embora haja redução de casos, óbitos e internações por Covid-19 no Amazonas, a taxa de transmissão (Rt) ainda é considerada alta, o que requer a manutenção das medidas de prevenção, como distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos.
Wilson Lima alertou que é preciso manter os cuidados e evitar aglomerações, devido a preocupação de uma terceira onda da pandemia, e em caso de aumento nos índices da doenças, ele começará a retroagir com as medidas de circulações e restringir atividades econômicas.
Foto: Reprodução / Internet