A Ferrari é uma empresa italiana mundialmente conhecida pelos carros de luxo e de Fórmula 1. Agora, promete conquistar fãs fora do segmento de automóveis, com o lançamento de sua primeira coleção de moda de luxo. No último domingo (13/6), a empresa apresentou as novidades em um desfile (o primeiro da marca) realizado na cidade de Maranello, na Itália, onde está sediada. Rocco Iannone é o diretor criativo do projeto, que reúne opções masculinas e femininas com um ar contemporâneo.

Primeira coleção de moda
A linha de roupas de luxo visa atrair, principalmente, a atenção de jovens admiradores da Ferrari e mulheres. Por isso, cerca de 80% das 52 peças atendem a todos os gêneros. Em quase toda a coleção de estreia, Iannone trabalhou com tecidos de alta performance, mas deu aos designs um “toque de alta-costura”. Segundo o WWD, o compilado não é sazonal e será revelado em drops até junho do próximo ano.

Outro detalhe que chama a atenção é a grade ampla de tamanhos, do XXXS ao XXXL (ou 4P ao 4G). Além da loja virtual, a Ferrari venderá as peças em lojas oficiais na Itália – em Maranello, Milão e Roma – e deve inaugurar lojas nos Estados Unidos ainda neste ano, em Nova York e Los Angeles. Na China, deve abrir em 2022.
O desfile foi realizado na fábrica da empresa italiana em Maranello. Mariacarla Boscono abriu o show e Natalia Vodianova encerrou. O espaço onde é feita a linha de montagem dos carros do segmento V12 serviu de passarela para os modelos. À frente da coleção está o estilista Rocco Iannone, que tem 37 anos e obteve experiência em grifes como Armani, Dolce & Gabbana e Pal Zileri. Ele nasceu na região da Calábria, ao sul da Itália.
Por meio das criações, Iannone quis transmitir a ideia de um “lifestyle da Ferrari”, como explicou ao site Fashion Network. Para ele, a marca também faz parte da cultura pop. Não à toa, as estampas têm desenhos de carro, sem falar na paleta, que tem forte presença do vermelho e amarelo característicos da empresa, além de nuances em azul e verde.

Os blocos de cor do suéter, assim como o design da saia e o formato do sapato, garantem um toque futurista.

Neste casaco, as linhas desenham uma silhueta interessante.
Estratégia de expansão
Explorar novas categorias do mercado de luxo é um plano da Ferrari desde 2019, mas a pandemia de Covid-19 a fez atrasar o projeto. Quem está no comando dessa extensão é o diretor de diversificação de marcas Nicola Boari, que deve ajudar a transformá-la em uma espécie de marca de lifestyle de luxo. Em até 10 anos, a empresa espera que 10% de seus lucros sejam resultado dessa estratégia, na qual também está inclusa a gastronomia.
Nessa terça-feira (15/6), a empresa reabriu o restaurante Cavallino, próximo à sede da Ferrari, em Maranello. O local havia sido fechado pelos antigos donos, em 2019, e tem um valor simbólico para a companhia, pois chegou a ser frequentado por Enzo Ferrari (1898-1988), fundador da empresa, na companhia de amigos e grandes nomes da Fórmula 1.
À frente do projeto está o chef italiano Massimo Bottura, que abriu restaurantes com a Gucci, em Florença, na Itália; Beverly Hills, nos Estados Unidos; e tem outro a caminho em Tóquio, no Japão. O espaço gastronômico da Ferrari foi decorado com memorabilia da fabricante de carros e promete pratos exclusivos.
E os produtos licenciados?
Conforme a agência de notícias Reuters informou, a Ferrari não está desistindo de bonés, camisetas e demais itens licenciados por causa da linha própria de moda. No entanto, está reduzindo o investimento neles pela metade. A própria coleção apresentada na passarela inclui produtos desenhados com a Puma (tênis) e Ray-Ban (óculos). “Nossos alvos não são apenas aqueles que compram uma Ferrari, mas também aqueles que têm consciência da marca e de seus valores”, afirmou o estilista Rocco Iannone.
Vale destacar que, há poucos dias, a empresa anunciou o executivo italiano Benedetto Vigna como seu novo CEO. Ele assumirá a função no dia 1º de setembro, substituindo John Elkann, que ocupa o cargo de forma interina desde o fim do ano passado. Sob a gestão de Vigna, a expectativa é de que ele acelere “a habilidade da Ferrari em ser pioneira na aplicação da nova geração de tecnologias”, como os carros elétricos.
Informação Metrópoles
Foto: Divulgação

