segunda-feira, novembro 17, 2025

Manaus participa da Semana Fashion Revolution 2022 com rodas de conversas no tema Moda, Dinheiro e Poder

A Semana Fashion Revolution (SFR) é a principal campanha realizada pelo Fashion Revolution, maior movimento ativista de moda do mundo, com o objetivo de reimaginar coletivamente um sistema de moda justo e igualitário para as pessoas e o planeta.

Neste ano, a campanha será realizada de 18 a 24 de abril, datas próximas ao aniversário do colapso da fábrica Rana Plaza, e durante os sete dias, uma extensa rede de parceiros e colaboradores se unem para realizar ações digitais e presenciais em diversas cidades do Brasil. E em Manaus vai acontecer Rodas de Conversas e Live sobre o tema.

Nesta terça-feira dia (19/04), a partir das 19h, acontecerá a live MODA PcD – A inclusão está para todos? com Nancy Segadilha e Paula Marinho via Zoom. Para fazer a inscrição, basta clica no link

No dia (21/04), a partir das 14h, no Casarão de Ideias, Centro de Manaus, acontece as rodas de conversas com os temas Moda Plus Size com as meninas do Breggachó, Victória França e Lenú e Paula Costa da Piink Store. No debate “Estética Indígena”, contaremos com a presença de Sonia da Silva Vilácio do Artesanato das Mulheres Indígenas Sateré Mawé e Lecia Ortega do Ateliê Derequine. E pra fechar a tarde de eventos, o tema Estética Negra a comunicadora Amanda Monteiro e Fernanda Fernandes do Melanina AM, irão falar da pele negra nas redes sociais.

Para fazer a inscrição, basta entrar nos links:

https://bityli.com/iyWnr – Plus Size
https://bityli.com/FrOZOz – Estética Indígena
https://bityli.com/KqIjg – Estética Negra

Sobre a Semana Fashion Revolution

O tema Dinheiro, Moda e Poder se baseia no conhecimento de que a indústria da moda convencional depende da exploração do trabalho e dos recursos naturais. A riqueza e o poder estão concentrados nas mãos de poucos, ao passo que o crescimento e lucro são visados acima de tudo. Grandes marcas e varejistas produzem rápido demais e nos manipulam dentro de um ciclo tóxico de consumo excessivo.

Enquanto isso, a maioria das pessoas que fazem nossas roupas não recebem o suficiente para atender às suas necessidades básicas e já sentem os impactos da crise climática — que a própria indústria da moda alimenta. O Brasil, fundado a partir de um sistema exploratório e colonial, carece de profunda conexão com a sua verdadeira cultura de moda, que reconheça e valorize os saberes de povos originários e saberes tradicionais.

Para Orsola de Castro, cofundadora e diretora criativa global do Fashion Revolution, “À medida que entramos no nosso 9º ano, vamos voltar para nosso tema central, expondo as profundas desigualdades e abusos sociais e ambientais nas cadeias produtivas da moda. Da distribuição desigual de lucros até os itens produzidos em excesso e descartados facilmente, passando pelos desequilíbrios de poder que são avessos à inclusão. Por outro lado, estaremos inspirando novos designers, pensadores e profissionais de todo o mundo que estão desafiando o sistema com soluções e modelos alternativos.

A Semana Fashion Revolution é tudo isso, tanto uma análise profunda, como uma celebração da moda, global e localmente, onde você estiver.” Durante a Semana Fashion Revolution, as marcas serão incentivadas a mudar a lógica do crescimento infinito, e os consumidores serão convidados a compreender o verdadeiro valor do que compram.

No Brasil, as campanhas #ModaSemVeneno e #Canhamoérevolução promovem informações e conteúdos para que a produção de fibras seja repensada, considerando oportunidades que sejam de fato sustentáveis. Para se envolver com a campanha, o Fashion Revolution disponibiliza ferramentas para as pessoas escreverem aos legisladores locais, pedirem maior transparência na cadeia produtiva da moda, apoiar pequenos negócios e criarem suas próprias histórias, se reconectando com as roupas que usam todos os dias.

A programação, disponível no site e nas redes sociais, está sendo construída colaborativamente pelos mais de 60 representantes locais e mais de 100 embaixadores (estudantes e docentes), além dos conteúdos disponibilizados pelos parceiros. ” A Semana é um convite para todos fazerem parte da revolução, usando este momento como um espaço de trocas, aprendizados e questionamentos, para que assim, seja impulsionada a tão urgente mudança que precisamos no nosso setor e na nossa sociedade”, diz Fernanda Simon, diretora da organização no Brasil.

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