Dados da pesquisa “O Consumidor do Futuro”, realizada pela consultoria de tendências Worth Global Style Network (WGSN) em 2020, apontaram o surgimento de um novo perfil de consumidor, os chamados “localativistas” – que, segundo o estudo, são aqueles que buscam por marcas alinhadas aos propósitos locais.
É neste contexto que Boticário anuncia, pelo sexto ano consecutivo, o apoio ao 56º Festival Folclórico de Parintins, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que fortalece a identidade e a comunidade amazonense. Há alguns anos, o Boticário atua com estratégias regionalizadas e está presente em mais de 4 mil pontos físicos no país, valorizando e celebrando as ricas culturas regionais brasileiras. Além do apoio ao Festival de Parintins, a marca engaja-se em outras festas que refletem a pluralidade cultural das cinco regiões do país.
Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, o Boticário estará na Ilha de Parintins, a 369 km da capital de Manaus, junto a grande parte dos torcedores amazonenses, para apresentar a campanha “Parintins. É amor que só”, pensada a partir de pilares como beleza, regionalização, experimentação e acessibilidade. A estratégia da marca fortalece todos os códigos que fazem do Festival de Parintins a festa mais aguardada pelos amazonenses.
Com uma abordagem que se conecta a magia do festival, trazendo nas cores azul e vermelho, que representam os bois Caprichoso e Garantido, a essência da comunicação. Valorizando os elementos do evento, como as bandeiras e as animadas torcidas, que, na arena do Bumbódromo, celebram, acima de tudo, a riqueza cultural do estado. Além disso, a marca prevê ações que carregam a acessibilidade como pilar, a fim de tornar a festa mais democrática.
Segundo Jacqueline Tobaru, diretora de Marketing Regional do Boticário, a aposta da marca no evento reforça uma agenda perene nas principais festividades populares brasileiras – que tem como intuito não apenas o fortalecimento da identidade na região, mas a amplificação desse regionalismo para o Brasil inteiro – como forma de reforçar a vocação diversa que faz do país um polo mundial de cultura.
“O evento carrega um propósito que dialoga diretamente com um dos nossos pilares mais importantes enquanto marca: o amor. Neste ano, estaremos presentes para reforçar o nosso amor pelo Festival de Parintins e destacar a imagem das cunhãs-poranga como ícones da campanha. Essa abordagem visa não apenas promover a representatividade, mas também valorizar a beleza regional. Através dessa iniciativa, buscamos refletir a essência do festival, no qual as cunhãs-poranga simbolizam a tradição e a exaltação da cultura local”, comenta.
Isabelle Nogueira (Garantido) e Marciele Albuquerque (Caprichoso) representam a marca durante o festival por meio das personagens femininas que traduzem a mulher indígena e se colocam como uma exaltação à beleza nativa.
A atuação da marca faz parte de uma agenda ainda mais ampla de festividades brasileiras que traduzem não apenas a cultura local, mas ao mesmo tempo, apontam para a história do país.
“Como marca de beleza mais amada pelos consumidores brasileiros*, queremos amplificar o que há de mais belo em cada região, fortalecendo a identidade do Brasil, criando conexão real com cada um de nossos consumidores e amplificando nossa vocação de marca que dialoga de perto com o brasileiro. Além de estarmos no Festival de Parintins desde 2018, neste ano também estivemos em outras festas populares como o Carnaval, em cinco cidades brasileiras, e o São João”, finaliza Jacqueline Tobaru.
“Parintins. É amor que só”
O Festival de Parintins é marcado pelos emblemáticos bois Garantido e Caprichoso, e suas fervorosas torcidas. Nesse contexto, O Boticário preparou uma série de ações especiais para celebrar essa festa única.
Como a Perfumaria Oficial de Parintins, o Boticário terá ativações volantes com experimentação de produtos para os torcedores que formam a fila para assistir ao espetáculo de seu boi. E pela primeira vez, a marca estará presente no Bumbódromo, distribuindo brindes para as torcidas na primeira noite de apresentação.
Para proporcionar experiências ainda mais únicas para os visitantes, a marca preparou o espaço “Beleza que Só”, localizado na Praça da Catedral e inspirado no Bumbódromo. Um espaço projetado para celebrar a festa e promover a inclusão, com recursos como áudio descrição, textos em braille e rampas de acesso, onde os visitantes poderão desfrutar de um camarim com serviço de maquiagem inspirado nas cores de cada boi e terão a oportunidade de criar conteúdo em câmera 360º, além de aplicar tatuagens temporárias inspiradas nos bois.
O Boticário também fez questão de deixar sua marca no Amazonas em todas as ações realizadas durante o período, impulsionando, também, a economia local e a sustentabilidade – outro importante pilar da marca – com pontos de BotiRecicla espalhados pelo Festival. Atualmente, O Boticário conta com 62 pontos de vendas no estado, entre lojas e espaço do revendedor.