quinta-feira, agosto 7, 2025

Wilson Lima acompanha ação do Corpo de Bombeiros em incêndio de grandes proporções no Distrito Industrial de Manaus

O governador Wilson Lima esteve, nesta quarta-feira (06/08), no Distrito Industrial 2, zona leste de Manaus, para acompanhar de perto a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) no combate ao incêndio de grandes proporções que atingiu as fábricas Effa Motors e Valfilm da Amazônia.

A operação de combate às chamas, que já dura mais de 30 horas, mobiliza cerca de 200 bombeiros e 26 viaturas. O fogo teve início na terça-feira (05/08) e atinge instalações que armazenavam materiais altamente inflamáveis e tóxicos, como combustíveis, pneus, plásticos industriais e veículos.

“Graças ao empenho dos nossos bombeiros, o fogo está confinado, sem risco de propagação para fábricas vizinhas ou áreas de floresta. Agora iniciamos a etapa de rescaldo. Agradeço o esforço de cada profissional envolvido nesta operação”, declarou Wilson Lima.

Uso de tecnologia e reforço estrutural

Para conter as chamas, os bombeiros utilizam drones de combate a incêndio, caminhões auto bomba tanque, plataformas elevatórias e o Líquido Gerador de Espuma (LGE), que potencializa o controle do fogo. A complexidade da ocorrência é agravada pela alta combustão dos materiais presentes na área atingida.

O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleiso Muniz, destacou que a resposta rápida e eficaz ao incêndio foi possível graças aos investimentos recentes do Governo do Amazonas, como a aquisição de novos equipamentos, viaturas e a convocação de 800 novos bombeiros após o concurso público realizado pela atual gestão.

Desde 2019, o efetivo do CBMAM saltou de 690 para mais de 1.500 militares, e o número de viaturas subiu de 19 para 82. O governo também ampliou o número de bases no interior, passando de 11 para 20, com meta de chegar a 27.

Força-tarefa integrada

Diversas secretarias estaduais atuam de forma integrada para garantir o suporte logístico e humanitário à operação. A Polícia Militar isola a área e mantém a segurança do perímetro. A Sejusc, Seas, ADS, Cosama, Defesa Civil, Sine, Sedecti e Secretaria de Saúde também atuam com ações de apoio, como fornecimento de alimentação, água e atendimento psicossocial às equipes.

Fotos: Mauro Neto / Maurílio Rodrigues/Secom e Tiago Corrêa/ UGPE

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, ressaltou o comprometimento do governo: “Seguiremos no local enquanto for necessário, garantindo suporte total às equipes que estão atuando diretamente na linha de frente.”

O subcomandante da operação, tenente-coronel Helliton de Souza, reforçou que o fogo está sob controle e pediu que não sejam feitas doações espontâneas, já que todo o suporte logístico necessário está sendo garantido pelos órgãos públicos.

“Não tivemos carência de suprimentos em nenhum momento. Temos uma diretoria de saúde com ambulâncias e apoio no local desde o início”, afirmou.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias