sexta-feira, agosto 15, 2025

Wilson Lima propõe carta conjunta de governadores para a COP30 e cobra avanços na BR-319

Na 17ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada nesta quarta-feira (13/08) em Belém (PA), o governador do Amazonas, Wilson Lima, propôs a elaboração de uma carta conjunta entre os estados brasileiros em apoio à realização da COP30 na capital paraense, prevista para 2025. O documento deve reunir compromissos regionais e cobrar maior responsabilidade dos países desenvolvidos nas pautas ambientais.

Wilson Lima defendeu que a carta seja um posicionamento firme dos estados amazônicos e de outras regiões brasileiras, com demandas claras como financiamento climático mais justo, mecanismos eficazes para que os recursos internacionais cheguem aos territórios, fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis, transferência de tecnologia e pagamento por serviços ambientais àqueles que preservam a floresta.

“Precisamos avançar nos compromissos dos países mais ricos, com financiamento mais justo, instrumentos que façam os recursos chegarem efetivamente à ponta, compromisso com a redução de emissões e, sobretudo, o pagamento por serviços ambientais a quem preserva a Amazônia”, afirmou.

Além da COP30, Wilson Lima também alertou para os impactos negativos dos recentes vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que, segundo ele, dificultam ainda mais o andamento de obras estruturantes como a pavimentação da BR-319 — rodovia que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO) e é considerada estratégica para a integração logística da região Norte.

“Com esses vetos, o avanço dessas obras vai se tornar cada vez mais lento. Já estava difícil do ponto de vista do licenciamento; agora, praticamente perdemos as esperanças de avançar com a 319. O que pedimos não é flexibilizar a legislação, mas não impedir obras estratégicas para o desenvolvimento”, ressaltou o governador.

Desde 2019, Wilson Lima tem atuado em diversas frentes para viabilizar a pavimentação da BR-319, com agendas em Brasília envolvendo ministros, presidentes e órgãos ambientais. Em 2023, por exemplo, reuniu-se com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e com os ministros Renan Filho (Transportes) e Marina Silva (Meio Ambiente), defendendo soluções como Parcerias Público-Privadas (PPPs) e modelos de governança socioambiental para a rodovia.

A reunião do Fórum contou com a presença de diversos governadores, incluindo Helder Barbalho (Pará), anfitrião do evento, Gladson Cameli (Acre), Clécio Luís (Amapá), Renato Casagrande (Espírito Santo), Mauro Mendes (Mato Grosso), Raquel Lyra (Pernambuco), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Fábio Mitidieri (Sergipe), além de outras autoridades nacionais e regionais.

No dia anterior (12/08), Wilson Lima também participou da 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal, também em Belém. Na ocasião, reforçou que a COP30 será uma oportunidade para o mundo ouvir as demandas de quem vive na região, destacando metas como desmatamento zero, incentivo à bioeconomia, regularização fundiária e transição energética.

📸 Imagens: Diego Peres / Secom

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias