quinta-feira, agosto 21, 2025

Telessaúde avança no interior e SES-AM celebra redução histórica da mortalidade materna e infantil

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) apresentou, nesta quarta-feira (20/08), à Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), os resultados do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), com dados referentes ao 3º quadrimestre de 2024 e ao 1º quadrimestre de 2025. Um dos principais destaques foi a expansão da Telessaúde para os 62 municípios do estado, por meio do programa Saúde AM Digital.

Durante a reunião da Comissão de Saúde, a secretária da pasta, Nayara Maksoud, detalhou os avanços estruturais da rede estadual de saúde, que incluem a implantação de 81 telessalas em 30 cidades e o fortalecimento da assistência médica por meio de consultas especializadas via celular, ampliando o acesso da população do interior aos serviços de saúde.

“O governador Wilson Lima determinou a universalização da Telessaúde, e hoje temos um serviço moderno, ágil e que chega a todas as regiões. Isso tem impacto direto na redução do tempo de espera e na qualidade do atendimento”, afirmou a secretária.

Além da expansão digital, o relatório trouxe conquistas significativas: a redução histórica de 40% na mortalidade materna e de 16% na mortalidade infantil, atribuída, em parte, à abertura de mais de 85 leitos neonatais em todo o estado.

No total, a rede estadual de saúde realizou 30,7 milhões de atendimentos em 2024, e mais 9,8 milhões no primeiro quadrimestre de 2025. Hospitais, maternidades, UPAs, SPAs e fundações concentraram as maiores demandas — só os prontos-socorros e unidades de urgência somaram 3,9 milhões de atendimentos neste início de ano.

O abastecimento de medicamentos também apresentou o melhor resultado dos últimos dez anos, e a execução de emendas parlamentares destinadas à saúde alcançou 91% em 2024, com R$ 202,5 milhões executados. Em 2025, já foram destinados R$ 251 milhões em emendas, em fase inicial de execução.

Outro ponto de avanço foi a assinatura de Termos de Compromisso de Gestão (TCG) com 51 municípios, fortalecendo a parceria entre estado e prefeituras para melhoria dos serviços em todo o território.

A apresentação foi elogiada pelos parlamentares presentes. O presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Francisco Gomes, destacou a condução técnica da secretária Nayara Maksoud, enquanto o deputado Delegado Péricles ressaltou os avanços no interior, mesmo diante dos desafios logísticos. O deputado George Lins, vice-presidente da Comissão, reforçou a importância da Telessaúde. “É uma ferramenta valiosíssima. Em Silves, vi o resultado de um exame sair em menos de dez minutos”, exemplificou.

Segundo a secretária, os bons resultados refletem mudanças no modelo de gestão, como a ampliação do credenciamento para contratação de serviços especializados. “Estamos modernizando a rede, com foco em eficiência, transparência e ampliação do acesso. Os indicadores mostram que estamos no caminho certo”, finalizou Nayara Maksoud.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias