segunda-feira, agosto 25, 2025

Governo do Amazonas amplia crédito e saúde digital no interior com inaugurações em Beruri e Anori

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (22/08), duas iniciativas estratégicas para fortalecer o interior do Amazonas: um ponto fixo do programa Crédito Rosa, voltado para mulheres empreendedoras, e quatro salas de Telessaúde nos municípios de Beruri e Anori. As ações marcam o avanço do governo estadual na descentralização de serviços essenciais, garantindo inclusão financeira e atendimento médico especializado a populações antes desassistidas.

Em Beruri, a nova estrutura do Crédito Rosa vai funcionar de forma permanente na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), oferecendo financiamento para mulheres autônomas ou microempreendedoras individuais. O programa já investiu R$ 1,8 milhão na economia local desde 2022, beneficiando 239 empreendedoras. Com o novo ponto fixo, o acesso ao crédito será facilitado, sem necessidade de deslocamento para outros municípios.

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/ Secom

“Estamos trazendo oportunidade para mulheres que trabalham por conta própria, que vendem comida, costuram, fazem bolo, ou são manicures. O Crédito Rosa oferece liberdade financeira e autonomia para que elas cresçam com seus próprios negócios”, destacou o governador.

A empreendedora Lívia de Alencar, 30 anos, recebeu R$ 5 mil para ampliar seu comércio de estivas. “Essa oportunidade vai fazer meu negócio crescer. Eu nunca tinha tido essa chance antes”, comemorou.

Paralelamente, Beruri e Anori também receberam quatro novas salas de Telessaúde, que vão atender mais de 37 mil moradores das duas cidades. Agora, os pacientes podem agendar consultas em até 12 especialidades médicas sem precisar sair de seus municípios. As estruturas incluem salas de teleconsulta e telediagnóstico com exame de eletrocardiograma (ECG), instaladas na UBS Rural de Beruri e no Centro de Saúde Diva Ribeiro Carvalho, em Anori.

“Nós estamos fazendo uma verdadeira revolução na saúde do Amazonas. As pessoas não precisam mais sair de suas cidades para ter atendimento de qualidade. Isso é dignidade e eficiência”, afirmou Wilson Lima.

A iniciativa já alcança 32 municípios, além da capital, com 85 salas em funcionamento. A meta do governo é implantar unidades de Telessaúde em todos os 62 municípios do estado até o fim de 2025.

Além do atendimento presencial, os moradores podem acessar os serviços pelo aplicativo Saúde AM Digital, que permite agendamento de consultas, acesso a exames, receitas e histórico médico, além de atendimento via WhatsApp pelo número (92) 3190-1504.

As ações do governo estadual reafirmam o compromisso com a interiorização de políticas públicas, promovendo inclusão, autonomia econômica e acesso à saúde de qualidade para todos os amazonenses.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias