A inauguração da Faixa Liberada na revitalizada avenida Getúlio Vargas, neste domingo (24/8), foi um verdadeiro sucesso e atraiu centenas de moradores, turistas e famílias ao Centro Histórico de Manaus. A ação integra o programa “Mutirão no Bairro”, coordenado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), e simboliza um novo momento para uma das áreas mais tradicionais da capital.
A via, que agora passa a receber atividades de lazer aos domingos pela manhã, foi completamente revitalizada: mais de 580 metros quadrados de calçadas recuperadas, manutenção de meio-fio, sarjetas, iluminação, além da reforma total das paradas de ônibus com pintura, reparos em bancos, placas e luminárias.
“Essa iniciativa é motivo de muita alegria. Devolver a essência do Centro Histórico, um local de tanto valor para nossa cidade, era uma determinação do prefeito David Almeida. E conseguimos entregar com excelência”, destacou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
A estreia da Faixa Liberada foi celebrada por quem esteve presente. “É um ambiente onde podemos trazer nossas famílias, encontrar amigos e aproveitar esse espaço tão especial. A prefeitura está de parabéns”, afirmou o professor da UEA Ranielle Matizi, de 60 anos.
A revitalização foi elogiada também pela população que vive e trabalha na região. “O Centro precisava dessa mudança. Tem muita gente que circula por aqui diariamente. Agora, temos um lugar mais bonito, acessível e confortável, mesmo com sol ou chuva”, disse a consultora de vendas Sabrina Fernandes, de 30 anos, que aproveitou o evento com a família.
Mais do que requalificar o espaço urbano, a ação devolve à população o direito à cidade, promovendo bem-estar, mobilidade, cultura e lazer em um ambiente seguro e atrativo. A nova fase da avenida Getúlio Vargas reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com a qualidade de vida, a preservação do patrimônio histórico e o desenvolvimento urbano sustentável.