A 19ª edição do Festival de Teatro da Amazônia começa neste domingo no Teatro Amazonas com o espetáculo “Azira’i – Um musical de memórias”, às 19h, com entrada gratuita e classificação indicativa de 12 anos.
A montagem autobiográfica conta a trajetória de Zahy Tentehar e sua relação com a mãe, Azira’i, que foi a primeira mulher Pajé da reserva de Cana Brava, no Maranhão. O espetáculo aborda a herança da pajelança, a ancestralidade indígena e os desafios enfrentados em meio às tensões familiares e ao mundo contemporâneo. Dirigido por Denise Stutz e Duda Rios e produzido pela Sarau Cultura Brasileira, “Azira’i” já foi premiado nacionalmente, com destaques para melhor iluminação e atriz, e marca a presença indígena no cenário teatral brasileiro.
O festival, apoiado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, segue até 12 de outubro com apresentações no centro histórico de Manaus, concursos de dramaturgia, publicação de obras amazonenses e espaço para oficinas e mostras paralelas.