O governador Wilson Lima esteve em Carauari neste fim de semana, onde participou das comemorações pelos 114 anos do município e anunciou uma série de ações do governo estadual. Entre os destaques está a inauguração de 1.711 pontos de iluminação pública em LED, dentro do programa Ilumina+ Amazonas, que representa um investimento de mais de 4 milhões de reais e promete reduzir custos de energia e ampliar a segurança nas ruas.
Na área de infraestrutura, Wilson Lima vistoriou as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água, que vai beneficiar 25 bairros com a construção de novos reservatórios, estação elevatória e mais de 11 quilômetros de rede. O projeto soma mais de 10 milhões de reais em investimentos. Também foi assinado convênio para recuperação e pavimentação de 28 ruas da cidade, em parceria com a prefeitura, além da vistoria das estradas vicinais do Gavião e Riozinho, que estão em processo de recuperação para facilitar o escoamento da produção rural e o acesso de comunidades.
No campo da saúde, o município passou a contar com uma sala de Telessaúde que permitirá consultas em 17 especialidades médicas e exames de diagnóstico à distância. Além disso, foram entregues 15 cadeiras de rodas a pessoas com deficiência e distribuídos mais de 2.700 frascos de hipoclorito de sódio para tratamento de água.
As ações incluíram ainda investimentos no setor primário e na assistência social. Agricultores receberam implementos, motores, lancha e casa de farinha, além de crédito rural no valor de 1,1 milhão de reais e documentos como Cartão do Produtor Primário e Cadastro Nacional de Agricultura Familiar. Associações locais também foram contempladas com recursos para fomentar a produção agrícola e mais de 50 extrativistas receberam subvenção da borracha. Famílias em situação de vulnerabilidade foram atendidas com a entrega de cestas básicas, kits bebê, caixas d’água e outros benefícios sociais.
Com as iniciativas, o governo do Amazonas busca fortalecer a infraestrutura urbana e rural, ampliar o acesso à saúde e garantir apoio às famílias que dependem do setor primário em Carauari.