sexta-feira, novembro 14, 2025

Hospital Adriano Jorge completa 22 anos com avanços na ampliação em 30% da oferta de cirurgias

Referência em cirurgias ortopédicas no estado, o Hospital Adriano Jorge (FHAJ) celebra, nesta quinta-feira (13/11), 22 anos de atuação como fundação, com mais uma marca histórica. Somente em 2025, de janeiro a outubro, a unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) já realizou 7.788 cirurgias nas mais variadas especialidades, um aumento de quase 30% comparado a 2024, quando foram feitos em 12 meses 7.300. No mesmo período, também houve aumento de 15% no número de atendimentos ambulatoriais.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, os últimos avanços alcançados consolidam o papel estratégico da FHAJ como unidade de referência e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS), no estado.

“Isso é reflexo dos investimentos que o Governo do Amazonas vem fazendo para ampliar a capacidade de resolutividade dos hospitais e a FHAJ está entre os carros-chefes da mudança. O governador Wilson Lima autorizou e, no momento, estamos em plena fase de ampliação da oferta de cirurgias ortopédicas e cirurgias gerais na unidade para reduzir o tempo de espera no SUS”, disse Nayara.

Foto: Amanda Amorim/FHAJ e Evandro Seixas /SES-AM

Em um ano, a média de cirurgias na FHAJ saiu de 608 para 780 por mês, aumento de 28,3%. Já as consultas ambulatoriais chegaram a 53.153 até outubro, quando nos 12 meses de 2024 foram 46.343, superando em cerca de 15% a média mensal do ano anterior.

A unidade também registrou, até outubro, 110.826 atendimentos de fisioterapia, com média mensal de 11 mil atendimentos.

O diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes, destacou o empenho do Governo do Amazonas em investir constantemente em melhorias para a unidade, que atualmente conta com 182 leitos.

Foto: Amanda Amorim/FHAJ e Evandro Seixas /SES-AM

“A Fundação Hospital Adriano Jorge sempre se empenhou em oferecer serviços de qualidade, contando com uma equipe de profissionais de excelência e priorizando a humanização no atendimento. Nos últimos anos, com os investimentos realizados pelo Governo do Estado, a FHAJ tem se destacado no cenário da saúde pública”, afirmou o diretor-presidente.

Um dos avanços, destaca o diretor, foi o lançamento, em junho, pelo governador Wilson Lima do mutirão de cirurgias Opera+ Amazonas. Por meio do mutirão já foram realizadas 435 cirurgias ortopédicas e 2.055 cirurgias gerais (hérnia e vesícula) na FHAJ, reduzindo o tempo de espera para os pacientes que aguardam esses procedimentos no Sistema de Regulação.

Foto: Amanda Amorim/FHAJ e Evandro Seixas /SES-AM

Histórico

A FHAJ, na qual destaca o diretor da unidade, possui um histórico de dedicação à saúde no Amazonas. “Iniciou como sanatório, em 1953, depois passou a funcionar como Hospital Geral. Desde que se tornou Fundação, em 2003, a unidade vem ampliando seus serviços médicos, graças ao trabalho incansável dos profissionais de saúde e do corpo administrativo”, contou.

A FHAJ também é referência por meio do Centro Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF), que se destaca na farmácia de alto custo, dispensando, mensalmente, cerca de 104.852 medicamentos, entre eles, comprimidos e injetáveis para pacientes do SUS com doenças crônicas e raras no estado.

Além da assistência, a Fundação atua na formação de profissionais em Medicina. A Residência Médica da unidade iniciou suas atividades em 2004 e possui cinco programas, entre eles, anestesiologia, ortopedia, clínica médica, otorrinolaringologia e cirurgia geral. Desde então, já capacitou mais de 300 médicos especialistas, oferecendo conhecimentos, habilidades e técnicas para atuação qualificada nas diversas áreas da rede pública de saúde do Amazonas.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias