Os Bois Caprichoso e Garantido, expoentes do Festival de Parintins e da arte na Amazônia, deixaram a rivalidade de lado e se uniram em uma campanha em prol de indígenas da etnia Ynomami. Na última semana, veio à tona a crise sanitária vivida por eles, em Roraima.
Os bois de Parintins pedem a seus torcedores e admiradores para apoiarem a causa, por meio de doações. As agremiações ainda se se comprometeram a prestar contas publicamente de todo o valor arrecadado e da destinação dos produtos que serão entregues para os Distritos Sanitários.
As doações podem ser a partir de R$ 5 e devem ser feitas na plataforma Apoia-se. As agremiações ressaltam que “todo valor é essencial neste momento que falta o básico para viver”.
“Diante da situação de doenças que assolam o território Yanomâmi e sensibilizados diante de tanta dor, os Bois de Parintins se unem de forma inédita em prol de uma campanha para angariar recursos que possam comprar produtos como redes e mosquiteiros que ajudarão a diminuir a explosão dos casos de malária dentro do território”, informaram os bois.
Manifestação
Por muitos anos, os bois Caprichoso e Garantido fazem do palco da arena do bumbódromo um espaço de manifesto pela preservação e respeito pela floresta e por sua gente.
Em 2019, por exemplo, o líder indígena Yanomami, Davi Kopenawa, esteve no bumbódromo de Parintins fazendo denúncias sobre o que vinha acontecendo no território Yanomami.