quinta-feira, janeiro 1, 2026

Gilberto Gil é eleito como novo imortal da Academia Brasileira de Letras

Com 22 votos, a Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu Gilberto Gil como novo imortal da casa. O cantor e compositor de 79 anos ocupa a cadeira 20, em substituição ao jornalista Murilo Melo Filho (1928-2020).

Gil disputava a posição com o poeta e compositor Salgado Maranhão e com o escritor Ricardo Daudt. Com a eleição do artista, a ABL tem agora dois membros negros: Gilberto Gil e o acadêmico Domício Proença Filho.

A eleição desta quinta-feira, 11, foi a segunda após a retomada das atividades presenciais da ABL. Na semana passada, Fernanda Montenegro foi eleita para a cadeira de número 17. Até o final do ano, serão escolhidos mais três imortais da Academia.

Gilberto Gil é cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical. O artista tem dois prêmios Grammy Awards, nos anos de 1998 e 2005, e dois Grammy Latino, em 2001 e em 2002. Em 1999, foi nomeado Artista pela Paz, pela Unesco.

Pai de oito filhos, avô de dez netos e uma bisneta, o cantor é conhecido por canções como Aquele Abraço, Vamos Fugir, A Novidade, Cálice, Esotérico, Divino Maravilhoso e mais. Ele tem uma extensa discografia, que conta com mais de 50 álbuns.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias