A Semana Fashion Revolution 2021 que acontece de 19 a 25 de abril, vem com o tema Direitos, Relacionamentos e Revolução e terá uma participação forte de representantes de Manaus.
O movimento que propõe debate para construção de soluções inovadoras e interconectadas na moda, acontecerá esse ano de forma toda digital e a cidade de Manaus participará com uma semana que conta com painéis, vídeos e reels e coloca a cidade no eixo dos grandes debates sobre o assunto.
Manaus começa suas ações dia 20 com uma série de vídeos contando historias de pessoas que trabalham com a moda consciente. Temas como Consumo Consciente, Aculturação no consumo de moda estrangeira no mercado Brasileiro e Relações e condições de trabalho nas fast fashions brasileiras, farão parte dos painéis da cidade e Manaus.
Entre as mediadoras temos: Leticia Scantbelruy, empreendedora da Praia do Rio, Weena Tikuna, artista plástica e ativista dos direitos indígenas, Lylle Abreu, criadora e curadora de moda e fundadora do Slow Fashion Manaus, e Hevenin Moraes, CEO e social media do Brechó Hevenin Moraes. Até domingo dia 25, ações serão vistas nas redes sociais de cada participante. Basta seguir! Para participar dos painéis da cidade de Manaus, o interessado pode procurar o insta @slowfashion.manaus
Com a hashtag ‘Quem Fez Minhas Roupas’ a ação global pretende abrir os olhos e aplicar o questionamento no dia a dia nos consumidores sobre os direitos, relacionamento e compreensão que os impactos negativos na natureza também impactam na saúde humana. Além de demonstrar que o modelo econômico atual é baseado em uma lógica linear de superprodução onde o comprador consome e em seguida descarta. A proposta é fomentar alternativas para evitar tal desperdício.
Sobre a semana
A Semana Fashion Revolution acontece anualmente em mais de 100 países para relembrar o desabamento do edifício Rana Plaza e as ações buscam formas de garantir dignidade para os trabalhadores que fazem nossas roupas e mobilizam a sociedade por uma indústria da moda que considere as pessoas e o planeta. A campanha, que há anos incentiva o questionamento através da hashtag #QuemFezMinhasRoupas, pretende trazer as pessoas que fazem as roupas para maior protagonismo, e assim incentivar responsabilidade e transparência por parte das marcas. Este ano, foi reforçada a importância de um olhar na perspectiva de gênero e raça.
O Brasil é o quarto maior produtor de roupas do mundo, gerando 8 milhões de empregos diretos e indiretos – 75% da mão de obra é composta de mulheres (ABIT). No Brasil, entre 2016 e 2018, a cada cinco trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão, quatro eram negros. Trabalhadores e trabalhadoras da moda ainda não têm seus direitos fundamentais garantidos, estão com cada vez mais trabalhos informais e terceirizados, e com a pandemia suas condições tornaram-se mais precárias e fragmentadas. Ademais, a indústria da moda é uma das maiores poluidoras do mundo, impactando a biodiversidade, o solo, a água e a vida de comunidades.
Sobre o Fashion Revolution
O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de mais de mil trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão.
A campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo. Realizado inicialmente no dia 24 de abril, o Fashion Revolution Day ganhou força e tornou-se a Semana Fashion Revolution, que conta com atividades promovidas por núcleos voluntários, em mais de 100 países.
No Brasil, o movimento atua há 7 anos e hoje está estabelecido como Instituto Fashion Revolution Brasil. Durante a Semana Fashion Revolution, e ao longo do ano, realiza ações e projetos que promovem mudanças de mentalidade e comportamento em consumidores, empresas e profissionais da moda.
Confira Programação:
Foto: Divulgação