sábado, agosto 23, 2025

Ednelza Sahdo a grande ‘Dama do Teatro Amazonense’

O Dia Mundial do Teatro é celebrado hoje, 27 de março, e para falar melhor sobre essa data que registra a arte tradicional, onde atores e atrizes encenam personagens para narrar uma história, o Site Conteúdo AM bateu um papo bem descontraído com Ednelza Sahdo, também conhecida como a ‘Dama do teatro Amazonense’.

“O apelido ‘Dama do teatro Amazonense’ surgiu de uma forma carinhosa e bem natural, até hoje eu não sei quem foi o autor, mas talvez esse reconhecimento seja pela minha dedicação ao teatro, não só atuando, mas também dirigindo e dando aula”, declarou Ednelza.

Com mais de 50 anos de carreira, Ednelza Sahdo é atriz, cantora e diretora, começou a trabalhar com cultura aos 5 anos de idade e aos 14 migrou para o teatro, com inúmeros trabalhos no Amazonas, Brasil e até em participações de produções internacionais, ela já encenou em peças, filmes, minisséries, curta-metragem e fez até participação em novela.

“O teatro foi muito importante para minha vida, eu não via outro caminho ou opção, ele é a minha vida, meu filho, meu neto, meu sonho é meu tudo. Deus me deu o dom de fazer teatro e viver várias vidas, para fazer a plateia rir, chorar e sentir”.

Para Ednelza não existe um momento que marcou a vida dela no teatro, pois todos os momentos ela considera inesquecíveis. “Qualquer trabalho que eu faça marca a minha vida, soma, existem alguns que me fazem lembrar mais, até por uma questão do desenvolvimento, do trabalho que deu, mas todos eu sinto a mesma sensação e emoção de viver.”

No cinema nacional, Ednelza fez parte do elenco no filme “A Festa da Menina Morta”, produção de Matheus Nachtergaele, e no curta-metragem “Criminosos”. A atriz participou também do longa “Os Aviadores”, produção internacional, que foi gravado no Amazonas e exibido na Europa.

“Todos nós nascemos com dom, inclusive de atuar, e o que o ator faz é aprimorar isso e fazer com que o outro acredite naquilo que ele expressa. O teatro exige disciplina, leitura e conhecimento.”

Espetáculos como “Jurupari, a guerra dos sexos”, “O Grito Da Morte” e o musical “Amor de Pano”, também preenchem o vasto currículo da atriz. Suas produções e interpretações lhe renderam muitos prêmios e homenagens no decorrer da sua carreira.

“Está no palco encenando, pra mim é minha tribuna, minha casa, meu solo e minha raiz, está na direção é criar, desenvolver algo que mexe com a sua cabeça e te leva a elaborar cada detalhe para o público. Eu amo o que eu faço, acima de tudo, com respeito, muita dedicação e humildade.”

 

 

Fotos: Divulgação / Reprodução

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias