sexta-feira, novembro 21, 2025

Primeira Feira Científico-Cultural on-line do Brasil mostra o renascimento do mundo após a pandemia do Covid-19

. Pioneirismo das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS) desta vez, realiza, nesta terça-feira (15/9), o lançamento do site da 1a Feira Científico-Cultural on-line do Brasil. A 34a edição do evento, que faz parte do calendário do Pinocchio Centro Educacional e do Colégio Martha Falcão, ganhou um formato virtual, por conta do distanciamento social, e promete levar uma experiência diferenciada ao seu público. A partir do dia 16/9, haverá uma programação on-line com palestras, mesa-redonda e o início da contagem regressiva para a abertura da feira, que acontecerá entre os dias 25 e 30.

. Com o tema “Nova Terra”, a Feira Científico-Cultural das INFS traz o renascimento científico, cultural e social que aconteceu no mundo trinta anos após o Covid-19. “Em 2020, a humanidade vivenciou um dos episódios mais tristes de sua história, uma pandemia global. Uma geração de crianças e jovens que vivenciaram as consequências da doença se tornaram adultos com uma nova visão de mundo e o resultado disso será apresentado na feira”, destacou a diretora da INFS, Nelly Falcão.

. Essa geração que renasceu da pandemia de 2020 desenvolveu, desde lá, ainda no ambiente escolar, protótipos, projetos e reflexões que se transformaram em descobertas científicas e inovações tecnológicas que serão apresentados durante a feira. Serão ao todo quase 50 trabalhos desenvolvidos pelos alunos e expostos no www.colegiomarthafalcao.com.br/novaterra.

. A diretora das INFS explica que o evento é uma oportunidade para os alunos desenvolverem um pensamento crítico-reflexivo sobre como as decisões de hoje impactam no futuro. “As crianças e os adolescentes estão bastante animados, os vídeos foram desenvolvidos por eles mesmos, com duração média de 15 minutos, e será similar às apresentações das feiras presenciais”, informa a professora Nelly Falcão.

. Hábitos que Cuidam da Nossa Saúde, Nova Rotina de Higiene, A Escola na Nova Terra, Como Era a Escola Antes da Pandemia, Relações de Amizade Antes da Pandemia, Distanciamento Social e Reinventando Velhos Hábitos estão entre os projetos que serão apresentados pelo alunos do Pinocchio Centro Educacional.

. Educação Financeira Em Tempos de Pandemia, Impactos da Pandemia no Meio Ambiente, As Experiências Culturais Imersivas em Tempos de Pandemia, Robôs na Pandemia, Cidades Futuristas, Mudanças no Setor da Mídia e Entretenimento Pós-Covid, A Revolução do Drive-Thru, O Impacto da Pandemia na Saúde Mental e A Outra Pandemia: As Neurociências dos Efeitos das Fake News serão alguns dos temas das apresentações dos alunos do Martha Falcão.

. O colégio é pioneiro na realização de feira de ciências na cidade, cuja idéia foi lançada nas escolas estaduais pela patrona da instituição, a Professora Martha Falcão, reconhecida em todo o Brasil por sua dedicação, como professora e cientista, à preservação da Amazônia.

Programação On-line

. Entre os dias 16 e 23, a comunidade escolar terá acesso a uma programação on-line que antecede a feira. Palestras, roda de conversa e workshop fazem parte do roteiro, que contarão com a participação de profissionais que são referência no setor que atuam. O conteúdo será disponibilizado, a partir do dia 25, para o público em geral no canal do YouTube das Instituições Nelly Falcão de Souza.

. O primeiro evento será o “Nossos Cientistas”, que serão relatos de experiências de alunos egressos que se tornaram pesquisadores de referência. Participam as engenheiras agrônomas Ana Cecília Nina, Cassiane Minelli, e engenheiro químico Thiago Mesquita

. No dia 18, é a vez da Roda de Conversa “Nova Consciência Cultural”, que irá abordar os reflexos comportamentais da pandemia na arte e na cultura. O evento terá a participação do artista plástico e historiador Otoni Mesquita; do presidente da ALCEAR (Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas), Julio Lopes, e do galerista de arte da Manaus Amazônia Galeria de Arte, Carlysson Sena.

. Já no dia 21, acontece a Mesa Redonda “Educação Socioambiental”. O professor, pesquisador e diretor do Museu da Amazônia (MUSA), Ennio Candotti, e a coordenadora do Manaus + Verde, Lais Naha Lopes irão debater sobre a urgência na formação da verdadeira consciência socioambiental.

. No dia 22, o público irá assistir a palestra da médica e PhD em Fisiologia Espacial, Thais Russomano, que irá falar sobre “Medicina Espacial”. E, no dia 23, a programação encerra com o Workshop “Inovações Tecnológicas a serviço do planeta”, com o doutor em informática Bruno Gadelha.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias