. Três mulheres brasileiras moradoras de três diferentes cidades que utilizam a arte, a poesia e o ativismo para resistir à violência e propor novas formas de participar e conviver nos espaços públicos. É o que mostra o documentário “Chega de Fiu Fiu” (2018), dirigido por Fernanda Frazão e Amanda Lemos, e que será exibido em Manaus na próxima sexta-feira (6), de 19h às 21h, na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), no Parque Dez, como parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres.
. Tal campanha, que iniciou no último 25 de novembro em todo o País, é organizada desde 2014 pela ONG “Think Olga” e recebe, em Manaus, apoio da FAS, da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-Amazônia) e SDSN Jovem Amazônia.
. A exibição do filme acontece durante um “Papo Sustentável”, um debate, e uma das documentaristas do filme, Amanda Lemos, estará presente para dialogar sobre o longa-metragem e discutir também sobre o assédio sofrido por mulheres em locais públicos e como combatê-lo. A programação tem entrada gratuita e não é necessária inscrição.
16 Dias de Ativismo
. A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres conta com extensa programação organizada tanto pela sociedade civil como pelos governos estadual e municipal.
. Uma das primeiras atividades foi o Papo Sustentável “Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres”, ocorrido no dia 25 de novembro, também na sede da FAS, com a participação da secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Caroline Braz, da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), da pesquisadora de gênero da Universidade de Brasília (UnB) Marina Brito, da co-fundadora e diretora do Instituto Mana, Fernanda Alexandrino, e da presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/AM, Ana Carolina Amaral. O debate foi mediado pela gerente do Programa de Soluções Inovadoras da FAS Letícia Garcia.
Na próxima terça, 10 de dezembro, também acontece programação, desta vez voltada para mulheres indígenas. É o Papo Sustentável “Direitos Humanos e as Mulheres Indígenas”, de 19h às 21h, também na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
‘Chega de Fiu Fiu’
. O documentário “Chega de Fiu Fiu” traz três narrativas: uma delas mostra cenas de violência e assédio sofrida por mulheres e que foram capturadas por uma microcâmera escondida num óculos usado pelas vítimas. Outro momento traz o cotidiano vivido pelas três personagens principais nas cidades de Brasília, Salvador e São Paulo e, por último, um diálogo entre as cenas com comentários de especialistas e de homens acerca dos corpos, gênero e violências sofridas por mulheres.
Think Olga
. A Think Olga é uma organização não-governamental feminista que se propõe empoderar mulheres por meio da informação. Já lançou campanhas de grande repercussão nacional e engajamento público, como a “Chega De Fiu Fiu” em 2014 e #PrimeiroAssédio em 2015, pioneiras em discutir e combater o assédio sexual em locais públicos no Brasil e a violência sexual na infância.
A Think Olga também desenvolveu uma pesquisa respondida por mais de sete mil pessoas em todo o Brasil sobre assédio e outras violências e, ainda, um mapa colaborativo que identifica as principais áreas de risco para mulheres.
SDSN Jovem Amazônia
, A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável Jovem da Amazônia (SDSN Youth Amazonia, em inglês), é uma divisão da SDSN Global voltada para pessoas de até 30 anos que busca envolver jovens dos países da bacia amazônica na Agenda 2030 e apoiá-los na criação e disseminação de soluções inovadoras voltadas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.