. A Atenção Básica à Saúde no município de Manaus vai ser reforçada com a chegada de 95 médicos bolsistas do Programa Mais Saúde Manaus (Promais), aprovados no processo seletivo deste ano. As boas-vindas foram dadas pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e pela primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, em solenidade realizada na tarde de segunda-feira, 25/11, no auditório da prefeitura.
. Com a chegada dos novos bolsistas, o programa passa a contar com 215 bolsistas, distribuídos nas zonas Norte e Leste da cidade, onde há maior presença de populações vulneráveis, seguidas pelas zonas Sul e Oeste, além da rural, contemplando todos os cinco distritos de saúde. A Escola de Saúde Pública (Esap), responsável pelo programa, já participa com mais de 14% da cobertura de saúde no município.
. “Esse modelo não foi criado por nós, pegamos a experiência de Palmas, onde lá a cobertura da atenção básica é de 100%. Se nós chegarmos a 65% no final da minha gestão será muito bom, porque pegamos uma terra arrasada na saúde. Esses 215 profissionais estarão, daqui a alguns meses, respondendo por 14%, 15%, 16% da Atenção Básica”, afirmou o prefeito Arthur Neto.
Programa
. O Promais tem como diretrizes básicas a qualificação de profissionais, o aprimoramento do serviço ofertado e a ampliação do acesso na Atenção Primária à Saúde em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade de Manaus. O programa tem como eixo estruturante a educação permanente em saúde, por meio da imersão em serviço, proporcionando aos profissionais o aprendizado baseado em vivências práticas do SUS.
. “Desde o início do projeto da Escola de Saúde Pública, o prefeito compreendeu o Promais, com a necessidade de bolsas para os profissionais. Esses médicos vão utilizar todas as nossas Unidades Básicas de Saúde como campo prático e vão melhorar muito todo o atendimento da saúde no município”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.
. O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e terá duração de 24 meses, aprimorando a formação acadêmica de profissionais da área da saúde, possibilitando aos bolsistas a vivência em práticas de saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Cada profissional receberá bolsa no valor de R$ 11 mil.
. “Essa é a terceira acolhida, em um pouco mais de um ano da escola, que estamos fazendo a profissionais selecionadas para o Programa Mais Saúde Manaus e que vão atuar em campo, em regime de bolsa, para integrar o sistema único de saúde”, disse a diretora da Esap, Kassia Vesras Lima.