. A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) aposta em um crescimento de, aproximadamente, 28% na produção de ovos do Amazonas para 2020. O estado, que é o maior produtor de ovos da região Norte e o quinto maior do Brasil, produziu em 2019 cerca de 1,3 milhão de caixas de ovos, cada caixa com 360 unidades em 444 granjas, segundo estatísticas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam).
. Os principais municípios amazonenses na produção de ovos são Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara, de acordo com dados do Idam.
. “A avicultura, por não ocupar grandes áreas, acaba sendo uma opção muito interessante para quem tem pequenas áreas. Se a gente analisar o estado do Amazonas, a maior parte são pequenas propriedades. Então a tendência de crescimento do setor é muito grande. Nós temos estimativa em torno de 28% de aumento, tanto da produção quanto da parte de novos investidores no mercado. Esperamos esse aumento positivo dentro desses dois aspectos”, afirmou a zootecnista Meyb Seixas, coordenadora de pecuária da Sepror.
Crescimento – Em Rio Preto da Eva, terceiro maior polo do Amazonas, estão concentradas cerca de 30 granjas que acompanham a perspectiva de crescimento do setor. Uma dessas unidades é a Granja Vittoria, localizada no Km 91 da rodovia AM-010, que conta, atualmente, com 22 mil galinhas. A expectativa é ampliar em 30% o faturamento de 2020, a partir da aquisição de oito mil novas aves.
. No local, são produzidos mais de 14 mil ovos por dia. Em 2019, a produção foi de mais de 5 milhões de unidades. De acordo com o proprietário da granja, Abner Carneiro, a certificação junto à Sepror amplia as possibilidades de comercialização do produto.
FOTOS: Tácio Melo