sábado, outubro 11, 2025

ALE promove discussão sobre sistema de Compliance na Administração Pública

. A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE) começará a discutir as regras do Compliance. A adoção das medidas evita, por exemplo, as situações de inconformidades como a corrupção, tanto na administração pública como nas empresas privadas.

. A discussão ocorrerá por meio da realização de um seminário sobre o assunto, no dia 25 deste mês. O tema será abordado pela especialista em Compliance e doutora em Administração, professora Angela Bulbol de Lima. Durante o evento, ela também lançará uma cartilha de regras de Compliance, que poderá ser acessada em uma plataforma online.

. O Seminário sobre Compliance deve durar em torno de 1h30. Participarão os servidores da ALE e funcionários de órgãos públicos do Estado. A palestra vai funcionar como uma introdução ao curso de Compliance na ALE, que será discutido no período de 7 a 11 de outubro. Na programação do seminário, Angela vai mostrar o conceito e importância do Compliance, bem como a relação com o Poder Legislativo e apresentar cases de lugares que apostaram na ferramenta como forma de obter um ambiente mais transparente e ético.

. Segundo ela, a adoção de regras de Compliance, hoje, é uma exigência para as empresas públicas e privadas. “É uma demonstração de que há uma postura firme para coibir ações escusas ou ilícitas”, ressalta Angela, que também possui doutorado em Marketing e Sistemas de Informação na UFP-Porto, em Portugal, e é professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

. O diretor da Escola do Legislativo da ALE, João Paulo Jacob, explica que o seminário é uma forma de esclarecimento sobre o assunto. “É importante trabalhar dentro da administração pública assuntos que sejam de vertentes contemporâneas e modernas. Compliance não é mais uma promessa, é uma realidade. Hoje, a gente pode ver nos mais diversos níveis a presença do Compliance. O seminário é uma forma de vislumbrar como podemos agir para que tenhamos uma administração mais segura”, afirmou.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias