Em uma cerimônia marcada por emoção e simbolismo, o Governo do Amazonas empossou, nesta segunda-feira (07/07), 11 novos procuradores do Estado de 3ª Classe aprovados no concurso público realizado em 2022. A solenidade ocorreu no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), localizada no bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus, e contou com a presença de familiares, autoridades e representantes do Governo Estadual.
Representando o governador Wilson Lima, o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho, participou do evento e destacou a relevância do momento para a administração pública estadual. “A posse representa a consagração de um ideal: a defesa do interesse público, da legalidade, da Justiça e da transparência administrativa. Sejam incansáveis, protejam a ordem jurídica, exijam do Estado aquilo que a sociedade espera. Carreguem o nome do Amazonas com orgulho e integridade”, afirmou Antony, que também é advogado e filho do procurador aposentado Flávio Cordeiro Antony.
A solenidade foi conduzida pelo procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, que também preside o Conselho de Procuradores do Amazonas. Ele ressaltou o apoio do governador Wilson Lima à advocacia pública como instrumento essencial à execução das políticas públicas estaduais. “Esses novos procuradores chegam em um momento estratégico para fortalecer programas como Água Boa, Auxílio Estadual e Telessaúde. A atuação da PGE-AM nas ruas, junto ao povo, é reflexo do compromisso de uma gestão que valoriza a Justiça e a legalidade”, destacou.

Concurso e fortalecimento institucional
O concurso que resultou na nomeação dos novos procuradores foi o 10º realizado pela instituição e marcou o fim de um intervalo de seis anos desde o último certame, realizado em 2016. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amazonas com o fortalecimento da gestão pública e da advocacia estatal.
Reconhecida como referência na advocacia pública, a Procuradoria Geral do Estado do Amazonas tem como missão institucional a prestação de consultoria jurídica, bem como a representação administrativa e judicial do Governo do Estado.
Procuradores empossados:
-
Elis Valcácio de Medeiros
-
Felipe Alexandre Abrantes Souza
-
Janaína Fantesia Pantoja de Matos
-
Lucas Pereira Mitre
-
Felipe Carneiro Chaves
-
Rafael Raposo da Câmara Auler
-
Mariana Ferroz Gagliano
-
Matheus Felipe de Quadros Pilar
-
Geraldo Uchôa de Amorim Júnior
-
Lucas Brandão Cardoso
-
Júlio Cézar Fernandes Araújo
A chegada dos novos integrantes à PGE-AM representa mais um passo na consolidação de uma advocacia pública ativa, presente e alinhada aos interesses da população amazonense.