Em uma iniciativa pioneira no Brasil, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou neste domingo (24/8) a integração da rede hoteleira ao festival #SouManaus Passo a Paço 2025. A ação, coordenada pela prefeitura e considerada inédita no país, tem como objetivo impulsionar o turismo e movimentar a economia da capital amazonense.
Mais de 15 hotéis localizados no Centro e arredores foram credenciados para oferecer pacotes de hospedagem com acesso garantido às pulseiras do festival — que liberam entrada exclusiva em dois dos 17 palcos do maior evento de artes integradas do Brasil.
“Estamos criando uma experiência única. Ao se hospedar nos hotéis credenciados, o visitante garante acesso ao festival e ajuda a movimentar o centro histórico, fortalecendo restaurantes, bares, transportes e o comércio local. Isso é fomentar turismo e desenvolvimento”, afirmou o prefeito David Almeida, durante o anúncio feito no porto de Manaus, onde está sendo montado o palco principal do evento.
Entre os hotéis participantes estão grandes redes internacionais como Holiday Inn, Comfort, Quality, Ibis e Accor, além de estabelecimentos regionais como Casa dos Frades, Casa Perpétua, Amazon Village e os três empreendimentos da Rede Manaus Hotéis (Millenium, Saint Paul e Adrianópolis). O equilíbrio entre redes globais e negócios locais garante uma distribuição mais ampla dos benefícios econômicos.
Embora cidades como Salvador, Recife, Olinda e Rio de Janeiro já tenham parcerias entre hotéis e eventos, elas são geralmente iniciativas da iniciativa privada. Em Manaus, o diferencial é a coordenação direta da prefeitura, com credenciamento gratuito e benefícios imediatos para turistas e empresários locais.
“O turismo é um dos pilares do #SouManaus. Ao escolher um hotel credenciado, o visitante participa do festival e contribui diretamente com a economia da cidade”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.
Com expectativa de atrair mais de 450 mil pessoas em setembro de 2025, o #SouManaus consolida a cidade como referência nacional em inovação cultural e experiências integradas que conectam arte, lazer, hospedagem e desenvolvimento econômico.