Manaus vai comemorar seus 356 anos com uma das maiores programações culturais já realizadas. O prefeito David Almeida anunciou, nesta quinta-feira (2/10), no mirante Lúcia Almeida, o calendário oficial das festividades, que inclui a 28ª edição do “Boi Manaus”, a celebração gospel na Ponta Negra e apresentações de seresta na zona Leste.
O “Boi Manaus 2025” será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, no sambódromo, com mais de 45 artistas. Pela primeira vez, os bois de Parintins — Garantido e Caprichoso — irão dividir o palco com os bois locais Brilhante, Tira-Prosa e Corre-Campo, levando seus itens oficiais completos.
A programação terá também eventos preparatórios: a Feirinha do Tururi (8 a 12/10), o Boizinho de Manaus (12/10), voltado para crianças e famílias, e o Esquenta do Boi Manaus (15 a 19/10), no estacionamento do sambódromo, com atrações locais.
Além da festa popular, a diversidade cultural e religiosa também estará presente. A celebração gospel acontecerá na Ponta Negra, com a apresentação do cantor Gabriel Guedes. Já na zona Leste, na alameda Alphaville, o público contará com a tradicional seresta de Klessinha, cantora que se tornou destaque nas últimas edições.
Para o prefeito David Almeida, a celebração reforça a identidade amazônica e a valorização das manifestações culturais. “O ‘Boi Manaus’ é patrimônio da cidade e, junto com os outros eventos, representa a diversidade e a riqueza cultural de Manaus. Este aniversário é de todos os manauaras”, afirmou.
Com capacidade para receber mais de 50 mil pessoas no sambódromo, a edição 2025 do “Boi Manaus” promete ser uma das maiores já realizadas, consolidando-se como um dos principais espetáculos da região Norte e reafirmando Manaus como a capital da tradição e da diversidade amazônica.