segunda-feira, outubro 13, 2025

Inclusão em movimento: alunos da UEA aprendem técnicas de manuseio de cadeira de rodas em aulas práticas

Com o objetivo de promover práticas inclusivas e o desenvolvimento da empatia, alunos do 6º período do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participam da disciplina “Educação Física Adaptada”, que ensina o manejo e a instrução do uso de cadeira de rodas. A atividade, realizada pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) e aplicada na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), proporciona aos futuros professores uma vivência prática sobre acessibilidade, mobilidade e inclusão.

Durante as aulas, os acadêmicos aprendem a se deslocar, subir e descer degraus e até realizar movimentos de lazer, como dançar, utilizando a cadeira de rodas. A proposta é que o aluno compreenda o equipamento como uma extensão do corpo, adquirindo sensibilidade e técnica para orientar pessoas com deficiência física em diferentes contextos — escolares, esportivos e sociais.

No campo esportivo, foco central da disciplina, os estudantes vivenciam modalidades adaptadas como basquetebol, rugby e tênis em cadeira de rodas, aprimorando coordenação motora, força e estratégia. A experiência também reforça o entendimento das barreiras enfrentadas por Pessoas com Deficiência (PcD) e o papel transformador da inclusão no esporte e na educação.

De acordo com a professora responsável pela disciplina, Dra. Kathya Thomé, a prática é essencial para a formação completa dos futuros educadores.

“A proposta é que eles aprendam a utilizar a cadeira de rodas dentro de um processo pedagógico, para que saibam ensinar pessoas com deficiência física a fazer o mesmo. Saber que futuramente poderão transmitir esse conhecimento e proporcionar liberdade a outras pessoas é algo muito importante”, afirmou.

  

Para a acadêmica Sophia Roberta Leão, a vivência prática foi transformadora.

“Compreendemos, na prática, as dificuldades e limitações enfrentadas por quem depende da cadeira de rodas, como subir rampas ou realizar curvas. Essa experiência nos faz repensar nossas práticas e nos prepara para promover uma Educação Física realmente inclusiva”, destacou.

Na próxima etapa da disciplina, os alunos deverão planejar e aplicar aulas inclusivas, utilizando os conhecimentos adquiridos para adaptar materiais, elaborar estratégias de ensino e desenvolver atividades seguras e acessíveis. O objetivo é formar professores capazes de transformar o ambiente escolar em um espaço de igualdade, respeito e inclusão.

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