quarta-feira, outubro 15, 2025

Sedecti destaca importância da Zona Franca de Manaus em reunião com representantes da embaixada da Argentina

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) apresentou, nesta terça-feira (14/10), a importância do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) a representantes da embaixada da Argentina no Brasil, Joaquin Coniglio e Patrício Violini. O encontro abordou o histórico, os incentivos fiscais e os impactos econômicos da ZFM, além de discutir o cenário da reforma tributária.

Durante a reunião, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Gustavo Igrejas, destacou a trajetória da Zona Franca em três fases: o início marcado pelo comércio intenso, após o Decreto-Lei nº 288/1967; o período de verticalização, iniciado em 1975; e a adoção dos Processos Produtivos Básicos (PPBs) na década de 1990.

Igrejas ressaltou a capacidade de resiliência do modelo amazônico. “Mostramos toda a história da ZFM e destacamos a confiança que o investidor mantém em Manaus. Mesmo diante das crises, o polo continua crescendo, o que é comprovado pelos números de projetos aprovados este ano”, afirmou.

Entre janeiro e agosto de 2025, o faturamento do Polo Industrial de Manaus atingiu US$ 26,1 bilhões. Os principais segmentos foram bens de informática (21,12%), duas rodas (20,10%) e eletroeletrônicos (16,64%), com destaque para motocicletas, televisores e aparelhos de ar-condicionado tipo split.

O secretário argentino Joaquin Coniglio demonstrou interesse em ampliar parcerias com o estado do Amazonas. “Buscamos estreitar os laços comerciais, turísticos e culturais entre a Argentina e o Amazonas, identificando oportunidades de cooperação e novos investimentos”, disse.

O modelo da Zona Franca de Manaus também foi apresentado como exemplo de desenvolvimento sustentável, com 97% da floresta amazônica preservada e geração contínua de empregos diretos e indiretos.

Participaram ainda da reunião os técnicos do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice), Sidnei Magalhães e Guilherme Vilagelim, e o assessor da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Jorge Vasques.

Foto: Angelo Vinicius / Sedecti

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias