. O artigo “Uma abordagem de validação automática de contraste para temas de smartphone” (“An Automatic Contrast Validation Approach for Smartphone Themes”), de autoria de pesquisadores do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, ganhou prêmio na SIBGRAPI – 33ª Conference on Graphics, Patterns and Images, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
. A Conferência foi realizada em novembro, mas o certificado de premiação foi entregue nesta semana. Os autores do artigo são Aasim Khurshid, Adriano Gil, Felipe Augusto Souza Guimarães, Mikhail R. Gadelha e Everlândio Fernandes. O artigo ganhou prêmio na categoria Best Work Award in the Workshop of Industry Applications (WIA).
. “Conquistar este prêmio nos dá mais motivação para novas pesquisas porque estamos desenvolvendo um trabalho que o mundo científico reconhece como importante. Isto nos dá muita satisfação”, explica o especialista Aasim Khurshid, um dos autores da pesquisa.
. O artigo mostra uma nova abordagem, a partir de uma rede neural, para validar contrastes em ícones de temas para smartphones Android. Os temas são a identidade visual de um aparelho celular e seus desenvolvedores precisam ter certeza de que as imagens de fundo não irão conflitar com os ícones de aplicativos e outras funcionalidades do aparelho. “A partir de uma rede neural, conseguimos ter uma resposta três vezes mais rápida sobre o que está fora do padrão de contraste ideal para um smartphone, mostrando a localização exata do que está fugindo ao padrão de contraste dentro dos parâmetros de qualidade”, explica Aasim.
. Para o superintendente do Sidia, Chris Lee, a validação de um congresso internacional reforça a missão do Sidia como instituto que busca contribuir de modo coletivo para o avanço da Ciência. “Quando desenvolvemos um trabalho que contribui não apenas com o Sidia, mas também com toda a comunidade científica, sabemos que estamos atingindo nossa missão como instituto de PD&I”, ressaltou o superintendente.
SOBRE O SIDIA
. O Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia é hoje o maior instituto de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil com sedes em Manaus (AM) e São Paulo. É responsável por implementar soluções digitais inovadoras para o mercado global.
. Fundado em 2004, o Sidia atua no desenvolvimento de software embarcado para dispositivos mobile e smart TVs, com competências em projetos de automação para a indústria 4.0, saúde e varejo, utilizando plataformas e aplicações em realidade aumentada, realidade virtual, inteligência artificial e criação de games de classe mundial.
. Como entidade privada, o Sidia é formado por pessoas incríveis, das mais variadas formações intelectuais e culturais, com diferentes visões de mundo e apaixonadas por inovação, seu DNA. É este potencial humano aliado à tecnologia que os move a contribuir para uma sociedade melhor, tornando a vida das pessoas muito mais fácil e divertida.