segunda-feira, abril 22, 2024

‘Vitrine do Artesanato’ movimenta economia no #Sou Manaus – Passo a Paço 2022

Na missão de acolher o empreendedor e fomentar o empreendedorismo na cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou durante o evento “Sou Manaus – Passo a Paço 2022”, a feira “Vitrine do Artesanato”, que ocorreu entre os dias 3 e 6/9, no centro histórico da capital.

A exposição teve a duração de quatro dias, beneficiando 60 artesãos. A feira dispôs de 20 barracas com três vendedores em cada, e contribuiu para que os empreendedores tivessem espaço para expor e divulgar os produtos confeccionados à mão, como artigos feitos com material reciclado, madeira, casca de árvore, sementes, fibras da floresta, além do grafismo indígena.

“A Semtepi participou do evento com 60 artesãos, que estiveram presentes mostrando seu trabalho, com o objetivo de geração de renda e divulgação de sua arte. Esse espaço se tornou bastante movimentado ao ser contemplado por um grande público diariamente. Os produtos apresentados foram selecionados em função da qualidade e sustentabilidade, então tiveram uma boa aceitação”, destacou o diretor do Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc), Sidnei Magalhães.

Contemplada pela primeira vez na feira, com a venda de artigos feitos com fibra e sementes da Amazônia, a empreendedora Rosilene Lima destaca que essa foi uma grande experiência e a participação da feira no #Sou Manaus é boa notícia para quem conseguiu vencer os desafios da pandemia.

“É a primeira vez que eu participo e estou adorando. Nossa expectativa só foi aumentando porque o público também cresceu gradualmente durante os quatro dias. O primeiro dia foi maravilhoso demais e os outros foram melhores ainda. A minha experiência com a Semtepi está sendo ótima porque ela se preocupa com os artesãos, providencia tudo o que está faltando de imediato, além da atenção em nos acompanhar do início até o final do evento”, afirmou Rosilene.

Para o casal de expositores Sebastião da Silva e Márcia Viana, que também participaram pela primeira vez, a exposição teve grandes expectativas e resultados positivos em relação às vendas.

“Ajudei a minha esposa na parte da montagem e controle de vendas, então a expectativa foi muito grande porque vendemos desde o primeiro dia. Cada um dos nossos produtos tem um pouco da história da nossa região, pois utilizamos materiais locais feitos de madeira. A Semtepi e a Prefeitura de Manaus contribuíram com o nosso espaço e isso é primordial para nós artesãos”, ressaltou Sebastião.

Economia

Na gestão do prefeito David Almeida, as feiras itinerantes têm a finalidade de movimentar a economia para que artesãos possam expor as mercadorias, com espaços estratégicos e estrutura para a venda dos produtos, além de promover capacitação empreendedora, como forma de reforçar a renda de várias famílias em Manaus. Conforme dados do Desc, atualmente a Semtepi tem em torno de 1,5 mil artesãos cadastrados.

 

 

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias