sexta-feira, abril 12, 2024

Capitania dos Portos é acionada para garantir segurança de banhistas na praia da Ponta Negra

A Prefeitura de Manaus reforça os alertas de segurança à população e à salvaguarda da vida, reafirmando os protocolos e medidas do uso correto da praia do complexo turístico da Ponta Negra, com o distanciamento de embarcações, como lanchas e jet ski, que deve ser de 200 metros.

A Capitania dos Portos foi acionada, nesta segunda-feira, 20/3, em razão de uma embarcação encontrada na praia, que teria sofrido pane ou naufrágio parcial. No local, onde a lancha estava localizada, não havia a presença do proprietário ou de algum responsável pela mesma até depois das 12h.

Segundo a assessoria da Marinha do Brasil, a inspeção naval ocorre todos os dias em várias regiões da orla da capital, incluindo a Ponta Negra. Em casos de denúncia, devem ser acionados os canais de atendimento pelo 185 ou (92) 99302-5040 (também como WhatsApp).

“Barcos e jet ski devem manter uma distância determinada e evitar colocar os banhistas e a si próprios em qualquer situação de risco. Nossa maior preocupação é a segurança de todos que frequentam o complexo e a praia. E quando necessário sempre acionamos a capitania e a Marinha”, disse o subcoordenador da comissão do parque, Alfredo Cesar Freitas.

A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental atua na inspeção naval. O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) coloca boias de sinalização tanto para segurança de banhistas quanto para marcação a embarcações a fim de manter distância segura.

Denúncias

Além das atividades de fiscalização, os militares conscientizam e orientam os motonautas e embarcações quanto ao cuidado com os banhistas, mantendo a distância de 200 metros das praias, conforme as Normas da Autoridade Marítima (Normam 03 e 07 /DPC) e a obrigatoriedade do uso do colete salva-vidas (Normam 03 e 05/DPC).

Durante as fiscalizações, são verificados aspectos como documentação da embarcação, dos condutores e da tripulação, material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros), além do limite da lotação da embarcação. Nas abordagens, rotineiramente os inspetores navais ressaltam a importância do uso de equipamentos de segurança necessários para uma navegação segura, como o colete salva-vidas.

Acesso

O acesso à praia do complexo é permitido de segunda-feira a domingo, das 6h às 17h. A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio.

Não apenas os frequentadores devem respeitar as marcações, mantendo sua segurança, mas também os proprietários de embarcações. Agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, atuam para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário.

Além do horário indicado para banho, até as 17h, e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas. O horário visa o bom uso da praia, uma vez que a visibilidade no rio Negro, de águas escuras, fica prejudicada com o anoitecer. Os salva-vidas estão no local até as 17h.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com a Guarda Municipal, ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) reforçam os serviços de limpeza e higiene do calçadão e da praia perene.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias