sexta-feira, julho 12, 2024

Espetáculo ‘Dois Irmãos’, baseado em romance de Milton Hatoum, estreia dia 2 de maio

m uma temporada com 12 sessões em Manaus, com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o espetáculo “Dois Irmãos”, inspirado na obra de mesmo nome, do autor amazonense Milton Hatoum, estreia no dia 2 de maio, e fica em cartaz até o dia 26/5, sempre às 19h. Assinado pelo grupo “Menina Miúda Produções Artísticas”, o espetáculo será apresentado no Buia Teatro, localizado na rua Dona Libânia, 300, Centro, próximo ao largo São Sebastião.


Esta é a primeira vez que o romance é produzido e estrelado por amazonenses. O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, comenta sobre a importância da representatividade em uma obra regional.

“O romance já foi adaptado para TV e espetáculo teatral, por profissionais de São Paulo. A obra foi escrita por um autor amazonense, e ambientada em Manaus. “Dois Irmãos” ser protagonizado e produzido por amazonenses mostra como temos grande potencial artístico em Manaus, e não precisamos buscar representatividade em outras capitais, pois isso temos em abundância com nossos artistas”, afirmou Cardoso.

Em “Dois Irmãos”, o autor retrata os conflitos de uma família em meio a Manaus do século XX. No centro do romance, estão dois irmãos, Yaqub e Omar. O relacionamento entre eles é marcado por tensão e rivalidade, o que acaba resultando em uma tragédia que muda o curso de suas vidas.

O escritor Milton Hatoum, que recentemente participou de um bate-papo sobre a peça em Manaus, celebra a nova adaptação para o teatro.

“Fico muito contente com a criação do espetáculo. É um ato generoso adaptar, para o palco, um romance. E não é fácil fazer uma adaptação. No fundo, não se trata de uma mera adaptação. Trata-se de uma recriação, ou, como diriam os poetas concretos: uma “transcriação”. A partir do texto original, se faz uma tradução daquilo que você imagina da nova linguagem”, afirma o romancista.

O diretor da montagem, Cairo Vasconcelos, explica o que o motivou a adaptar a obra de Hatoum para os palcos.

“Eu comecei a buscar referências da minha terra, do Amazonas, de Manaus, algo que eu conseguisse me aproximar ainda mais e tivesse mais domínio de falar no teatro. E também, o que me motivou foi o momento político que a gente tá vivendo, a obra do Milton Hatoum me deixa imerso e me agrada, porque eu consigo ver a Manaus do livro, que não mudou em determinadas situações: as questões do crescimento desordenado e o esquecimento da própria história de Manaus. Também é um conflito familiar, apesar de tudo isso, e me chama a atenção, eu gosto de conflitos familiares, e a família nunca esteve tão em voga”, destacou o diretor.

Na primeira semana, há sessões nos dias 2, 3 e 4; na segunda semana, nos dias 9, 10, 11; na terceira, nos dias 16, 17 e 18; e na última semana, nos dias 24, 25, e 26.

Ingressos

Os ingressos para a primeira sessão já estão disponíveis e custam R$ 30 (inteira). O público pode adquirir as entradas pela internet, no Sympla, pelo link: https://www.sympla.com. br/evento/dois-irmaos-terca- feira-02-maio-primeira- temporada/1936769

A classificação é livre para pessoas acima de 16 anos de idade. As sessões vão contar com intérpretes de Libras.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias