sexta-feira, julho 12, 2024

Prefeitura busca parcerias com o governo federal para fortalecer a educação inclusiva nas escolas municipais

Com a finalidade de compartilhar as experiências educacionais e buscar novas parcerias para melhorar a qualidade de ensino, a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Dulce Almeida, representou a Prefeitura de Manaus, nesta terça-feira, 9/5, em reuniões com representantes do governo federal, em Brasília (DF). Os projetos de inclusão e acessibilidade, desenvolvidos para os estudantes com deficiência da rede municipal de ensino, foram apresentados ao Ministério da Educação (MEC) e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

No MEC, a equipe técnica da Semed se reuniu com a diretora de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Rosângela Machado. Na ocasião, foram discutidas a implantação de salas de recursos multifuncionais, a capacitação de professores e profissionais de apoio para o suporte e a introdução educacional dos alunos com deficiência e a expansão do sistema de creche municipal.

“Estamos empenhados em garantir uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos de Manaus, porque essa é uma das principais prioridades do prefeito de Manaus, David Almeida. Sabemos que essa é uma tarefa difícil, mas, com a ajuda do MEC, podemos avançar ainda mais nessa área. Esse encontro é muito oportuno para conversar sobre os desafios de levar educação para mais de 500 escolas, tanto na zona urbana quanto rodoviária e ribeirinha de Manaus”, afirmou a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida.

A anfitriã do MEC, Rosângela Machado, destacou sobre o desafio logístico e as peculiaridades da região amazônica, bem como afirmou ser positiva as ações do Executivo municipal sobre a temática.

“Gostaria de parabenizar a secretária municipal de Manaus pela vinda ao Ministério da Educação e por trazer a sua realidade e suas dificuldades, mas também os seus investimentos na educação inclusiva e na educação especial. Esse é só o início da nossa conversa e da nossa parceria”, pontuou a diretora.

Na ocasião, a secretária Dulce Almeida também apresentou a construção de novas unidades do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), que visa a inclusão de crianças e jovens autistas nas escolas públicas da cidade. O projeto possui equipe técnica formada por profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

FNDE

Durante a agenda em Brasília, a equipe da Semed também se reuniu com representantes do FNDE. O encontro teve o intuito de viabilizar a celeridade na entrega dos projetos em andamento da pasta.

Na ocasião, a secretária Dulce Almeida destacou a importância de investimentos em áreas como a infraestrutura escolar, a formação de professores, a implementação de novas tecnologias educacionais, mobilidade e a expansão do transporte escolar.

“O apoio do FNDE e do MEC é fundamental para a garantia de uma educação de qualidade e mais igualdade de oportunidades para todos os estudantes da nossa comunidade. A nossa meta de governo é expandir a rede de ensino para que, no futuro, todos os alunos, independentemente das condições e do local de nascimento, tenham acesso à educação”, finalizou a secretária.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias