sexta-feira, abril 12, 2024

Prefeitura e Sinetram implementam inovações tecnológicas para tornar transporte público mais eficiente em Manaus

Em busca de aprimorar o transporte público e garantir uma melhor experiência de viagem, a Prefeitura de Manaus, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), está implementando inovações tecnológicas que vão proporcionar aos usuários qualidade e monitoramento em tempo real das viagens. A iniciativa visa otimizar a operação das linhas de ônibus e a gestão dos terminais da cidade.

O Sinetram mobilizou fiscais de linhas que foram posicionados nos principais terminais e pontos finais das estações de bairros, munidos de tablets com um programa especialmente desenvolvido para acompanhar toda a movimentação dos ônibus em tempo real. Além da posição, imagens dos veículos e a circulação nos terminais também são geradas pelo software.

Os fiscais são responsáveis por monitorar os horários de chegada e saída dos ônibus, bem como a quantidade de passageiros que embarcam em cada linha e aqueles que esperam nos terminais.

“Dados como esses nos permitem responder dinamicamente às demandas dos passageiros. Se observarmos, por exemplo, um acúmulo de passageiros em um determinado terminal, podemos aumentar o efetivo para aquele horário. Ou, em caso de uma pane em um veículo, podemos prontamente enviar um substituto. Acredito que esta iniciativa trará uma melhora significativa na qualidade do serviço que prestamos aos usuários do transporte urbano”, informou Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU.

Essa inovação permite que, em tempo real, se tenha a situação exata de cada terminal e veículo, um avanço significativo para a gestão do transporte público em Manaus. Essa tecnologia possibilitará uma tomada de decisões rápida e precisa, favorecendo a eficiência operacional e a satisfação dos usuários.

“Estamos empregando os mais avançados recursos disponíveis para aprimorar nossos serviços, garantindo que nossos cidadãos que utilizam os nossos serviços de transportes, tenham uma experiência de viagem de qualidade superior. Esta é mais uma implementação de várias que a prefeitura está realizando para mudar e melhorar o transporte coletivo urbano de Manaus”, disse César Tadeu, presidente do Sinetram.

Uso drone 

Outra implementação de tecnologia avançada para ajudar no monitoramento da frota de ônibus, foi a aquisição de drone que terá o recurso a ser utilizado especialmente em casos de grandes eventos e situações de desvio de rota. Com as imagens aéreas já é possível ter uma amplitude do trânsito e se preciso, até solicitar um desvio que não comprometa a rota do motorista, a central que acompanha o monitoramento, informa aos fiscais e eles autorizam o condutor a realizar a alteração no itinerário, porém sem prejuízos aos passageiros.

Os investimentos significativos na área do transporte público têm sido uma das prioridades do prefeito David Almeida. A gestão tem se comprometido em melhorar a infraestrutura dos terminais, renovar a frota de ônibus e investir em tecnologia, como a implementação desse novo programa de monitoramento. Essas ações têm como objetivo não apenas melhorar a eficiência do serviço, mas também garantir maior conforto e segurança para os usuários do transporte público na capital.

Este avanço é um exemplo de como a tecnologia pode ser aplicada para melhorar a vida cotidiana e tornar as cidades mais inteligentes. Manaus está se posicionando como uma cidade inovadora e sintonizada com as necessidades de sua população. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Manaus e o Sinetram mostram-se comprometidos em oferecer um serviço de transporte público de qualidade e eficiente para todos os seus usuários.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias