sexta-feira, julho 12, 2024

Público lota Teatro Amazonas no encerramento do 25º Festival de Ópera

Considerado o maior do gênero na América Latina, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) se encerrou, no domingo (28/05), com o Espetáculo ‘Peter Grimes’, que rendeu o Prêmio Concerto, como melhor produção de ópera no país. Durante toda a programação, mais de 15 mil espectadores prestigiaram a temporada dos 25 anos do Festival.

O Festival de Ópera iniciou a temporada comemorativa dos 25 anos no dia 21 de abril, com uma programação especial de óperas, concertos e recitais. Montagens exclusivas, títulos produzidos pela primeira vez no Brasil, homenagens e remontagens de obras premiadas nacionalmente foram levados aos espaços culturais do estado, somando-se à história do festival, que completa um quarto de década.

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), o Festival Amazonas de Ópera é um projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Secretaria de Fomento e Economia da Cultura. Esta edição trouxe ainda na programação, a Conferência Anual da Ópera Latinoamérica (OLA), que pela primeira vez teve uma edição no Brasil.

Espetáculo de encerramento

O Espetáculo “Peter Grimes”, de Benjamin Britten, sucesso de público no ano passado, lotou o Teatro Amazonas pela segunda vez consecutiva, encerrando o Festival com aplausos da plateia.

Com três horas de duração, divididas em três atos, a obra internacionalmente prestigiada narra a história de um pescador que, mesmo inocentado pela morte de seu ajudante em condições misteriosas, sofre com comentários e insinuações dos moradores do vilarejo.

A montagem teve direção cênica de Pedro Salazar, direção musical e regência do maestro Luiz Fernando Malheiro e protagonismo do tenor brasileiro Fernando Portari, que deu vida ao Peter Grimes.

O estudante de música, João Vitor Leão, de 20 anos, contou que faz questão de prestigiar o Festival todos os anos. “O Festival já é apresentado ano após anos, é interessante ver essas interpretações, uma atuação misturada com a música, é algo bem divertido. Hoje foi uma apresentação tensa, porque a ópera de Peter Grimes retrata isso, foi muito interessante”, contou.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias